x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 770

Transformação de Sociedade em Empresário Individual e EIRELI

MAYARA DE BARROS MAIA

Mayara de Barros Maia

Prata DIVISÃO 1, Analista Administrativo
há 8 anos Terça-Feira | 20 outubro 2015 | 11:30

Bom dia


Estou fazendo a transformação de uma sociedade para empresário individual e EIRELI.
A primeira parte do processo que era retirar todos os sócios e indicar que a empresa irá alterar sua natureza jurídica já esta concluída.
É agora que me surgiu a dúvida, em outros processos que já fiz a situação era um pouco diferente, o empresário só queria ser empresário e não EIRELI, nos processos anteriores ( de sociedade para empresário) foi feito um contrato de alteração por transformação em empresário e depois o 1 Requerimento de empresário de inscrição por transformação.
Quando é apenas de empresário individual para EIRELI, é feito apenas 1 requerimento de empresário de alteração por transformação e preenchido o Ato constitutivo de EIRELI.
Minha dúvida nesse processo é a seguinte:

Eu devo fazer o 1 contrato de alteração por transformação, 1 requerimento de inscrição em empresário por transformação e o Ato constitutivo de EIRELI? ou, já posso fazer diretamente 1 requerimento de empresário por alteração/transformação e o Ato Constitutivo?

Estou bem confusa, se alguém puder me dar uma ajuda agradeço.

Cassio Dutra

Cassio Dutra

Prata DIVISÃO 4, Assistente Administrativo
há 8 anos Terça-Feira | 20 outubro 2015 | 11:42

Bom dia, Mayara,

Primeiramente deve fazer uma alteração contratual retirando os sócios da empresa, detalhe: deve ficar 1 sócio que vai ser titular da EIRELI, e uma clausula informando que a sociedade ficara unipessoal, e posteriormente ao arquivamento desta alteração , arquivar o ato constitutivo de EIRELI.

Alan Cássio
Orteco Contabilidade
67 3416-4600
67 8403-1822
https://www.orteco.com.br


"A ignorância traz o caos, não o conhecimento"
-Filme Lucy.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.