x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 3.233

Djanir José Nicchio

Djanir José Nicchio

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 28 outubro 2015 | 11:43

Estou fazendo uma constituição de uma sociedade limitada e a atividade principal da empresa é a revenda de caminhões novos e usados.

Ocorre que, não existe CNAE para a atividade de venda a varejo de caminhões. Só existe o CNAE para a venda por atacado.

Fiz uma consulta para o @Oculto e obtive a seguinte resposta:

"Prezado(a) Sr(a),

Esses meios de transporte somente são classificados na forma atacadista:
Subclasse: 4511-1/06 COMÉRCIO POR ATACADO DE ÔNIBUS E MICROÔNIBUS NOVOS E USADOS
Subclasse: 4511-1/04 COMÉRCIO POR ATACADO DE CAMINHÕES NOVOS E USADOS
"

Como a empresa só vai vender esses veículos para consumidor final e não vai vender por atacado gostaria da opinião de vocês se existe algum problema ou impedimento fiscal se na cláusula do objeto social eu colocar venda a varejo de veículos, entre outras e não colocar no elenco dos CNAEs no cadastro da Receita Federal (CNPJ) e no cadastro Estadual (inscrição Estadual) os CNAEs de comércio por atacado de caminhões?

Djanir José Nicchio

Djanir José Nicchio

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 28 outubro 2015 | 15:27

A empresa será uma concessionária de revenda de caminhões. Essa atividade (4512-9/02 - Comércio sob consignação de veículos automotores) já está elencada como atividade secundária, assim como, dentre outras, a 4511-10/1 - Comércio varejista de automóveis, camionetas e utilitários novos, que pretendo colocar como atividade principal, pois também não tem o CNAE de comércio a varejo de veículos automotores, que fiz questão de incluir no objeto do contrato social. Mas o meu questionamento é se poderá acarretar problemas futuros em relação a não incluir no CNPJ o CNAE de venda por atacado de caminhões. Sendo que, a atividade principal da empresa será essa venda (de caminhões) mas a varejo e não por atacado.
Eu entendo que não, pois, fiz constar no contrato social o "comércio varejista de veículos" e, caminhão é um veículo, só não tem o CNAE correspondente para a venda a varejo desse veículo.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.