x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 601

Dúvidas a respeito de alteração de endereço

Geraldo Amorim

Geraldo Amorim

Iniciante DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 8 anos Terça-Feira | 3 novembro 2015 | 14:46

Prezados, boa tarde!

Um amigo meu está com uma dúvida a respeito de um assunto e ele me perguntou se eu sabia alguma coisa a respeito. Como não sou dessa área, gostaria de verificar se alguém poderia me dar um auxílio para que assim seja possível esclarecer a situação para ele da melhor maneira possível. O que ocorre é o seguinte:

Meu amigo abriu uma empresa na cidade de Maceió (AL) há 6 anos atrás com auxílio do SEBRAE, porém nunca pagou nenhum imposto, nunca contratou um contador, nada. A empresa foi somente aberta e deixada de lado por todo esse tempo. Entretanto, agora ele gostaria de retomar as atividades dessa empresa, porém em outra localidade, na cidade de Recife (PE). De acordo com o que foi dito, ele compareceu até a Receita Federal para levantar todos os valores que estavam em aberto, e foi informado por eles que para realizar essa transferência ele teria de comparecer pessoalmente na cidade de Maceió para solicitar a transferência para outro município / UF. As dúvidas que ele possui são as seguintes:

1-) Essa informação condiz com a realidade, ou seja, será realmente necessário viajar para lá para que seja possível resolver tanto a questão dos pagamentos de impostos pendentes como para transferir a empresa para outra localidade, ou existe alguma outra alternativa?
2-) Existe alguma maneira de se negociar um parcelamento para pagar essa dívida de tributos? Como isso deveria ser feito?
3-) A empresa a priori seria transferida para uma residência temporariamente pelo período de 1 mês, sendo transferida posteriormente para o endereço comercial oficial. Isso também poderia ser feito?

Desde já agradeço sua atenção e qualquer ajuda que puder ser fornecida será mais do que bem vinda, eu e o meu amigo agradecemos de coração.


Geraldo

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 8 anos Terça-Feira | 3 novembro 2015 | 14:55

Boa tarde Geraldo

1-) Essa informação condiz com a realidade, ou seja, será realmente necessário viajar para lá para que seja possível resolver tanto a questão dos pagamentos de impostos pendentes como para transferir a empresa para outra localidade, ou existe alguma outra alternativa?
2-) Existe alguma maneira de se negociar um parcelamento para pagar essa dívida de tributos? Como isso deveria ser feito?
3-) A empresa a priori seria transferida para uma residência temporariamente pelo período de 1 mês, sendo transferida posteriormente para o endereço comercial oficial. Isso também poderia ser feito?


Respondendo:

1 - Não é necessária a presença dele neste ato.. Mas é melhor ele ir num contador, já que ele precisará fazer o Cad Sinc e primeiro registrar a alteração na Junta de Maceió e depois registrar na Junta de Recife.

2 - O correto é ele fazer uma procuração para alguém em Maceió (um contador por exemplo), para que seja levantado os débitos que por ventura ele tiver em aberto e pedir o parcelamento do mesmo...

3 - Antes de fazer qualquer coisa precisa primeiro verificar junto à Prefeitura e a SEFAZ se ele pode abrir esta empresa no endereço residencial, já que muitas vezes por causa da atividade não é permitido. Então, o que ele prec isa mesmo fazer e o mais rápido possível é ir à um contador em Recife que lá ele será totalmente assessorado..

Na minha opinião pessoal não será difícil isso, mas sem um "contador" do lado ele não conseguirá as coisas..



Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
Geraldo Amorim

Geraldo Amorim

Iniciante DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 8 anos Terça-Feira | 3 novembro 2015 | 15:02

Eduardo, muito obrigado pela orientação! Eu falei para ele diversas vezes exatamente isso, sem contador não dá pra fazer nada. Ele disse que foi consultar essa informação num escritório só que eles não souberam ajudá-lo adequadamente, por isso ficou batendo o pé.

Vou enviar essas informações para ele agora mesmo, abraço e Deus te abençoe!


Geraldo

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.