Geraldo Amorim
Iniciante DIVISÃO 1, Assistente Administrativo Prezados, boa tarde!
Um amigo meu está com uma dúvida a respeito de um assunto e ele me perguntou se eu sabia alguma coisa a respeito. Como não sou dessa área, gostaria de verificar se alguém poderia me dar um auxílio para que assim seja possível esclarecer a situação para ele da melhor maneira possível. O que ocorre é o seguinte:
Meu amigo abriu uma empresa na cidade de Maceió (AL) há 6 anos atrás com auxílio do SEBRAE, porém nunca pagou nenhum imposto, nunca contratou um contador, nada. A empresa foi somente aberta e deixada de lado por todo esse tempo. Entretanto, agora ele gostaria de retomar as atividades dessa empresa, porém em outra localidade, na cidade de Recife (PE). De acordo com o que foi dito, ele compareceu até a Receita Federal para levantar todos os valores que estavam em aberto, e foi informado por eles que para realizar essa transferência ele teria de comparecer pessoalmente na cidade de Maceió para solicitar a transferência para outro município / UF. As dúvidas que ele possui são as seguintes:
1-) Essa informação condiz com a realidade, ou seja, será realmente necessário viajar para lá para que seja possível resolver tanto a questão dos pagamentos de impostos pendentes como para transferir a empresa para outra localidade, ou existe alguma outra alternativa?
2-) Existe alguma maneira de se negociar um parcelamento para pagar essa dívida de tributos? Como isso deveria ser feito?
3-) A empresa a priori seria transferida para uma residência temporariamente pelo período de 1 mês, sendo transferida posteriormente para o endereço comercial oficial. Isso também poderia ser feito?
Desde já agradeço sua atenção e qualquer ajuda que puder ser fornecida será mais do que bem vinda, eu e o meu amigo agradecemos de coração.
Geraldo