x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 1.984

Venda de empresa ltda

Jessica leite

Jessica Leite

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a) Empresas
há 8 anos Quarta-Feira | 4 novembro 2015 | 21:08

Eu e meu sócio temos uma empresa ltda e vendemos para uma pessoa no dia 14 de setembro. Essa pessoa comprou a empresa em troca de pagar uma dívida de 68 mil reais que está financiado no banco em nome da empresa (PJ). A nova proprietária não quer colocar sócio e o contador nos informou que não é possível a saída dos sócios e repasse para ela sozinha, que precisamos colocar ela como sócia e em seguida saímos e ela fica sozinha, mudando a empresa de ltda para MEI. A empresa tem q ser transferida para que ela assuma a dívida que está no CNPJ. Essa é a forma mais fácil e correta? A nova proprietária. Já que precisa aguardar a transferência, mantém as contas em nosso nome, aluguel, boleto DAS do simples nacional, etc. Temos o contrato de compra e venda afirmando que ela é responsável a partir de 14 de setembro, devo me preocupar caso ela não pague alguma conta, visto que está no nome dos sócios antigos ainda?

PELLICCI

Pellicci

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 4 novembro 2015 | 21:55

Olá boa noite,

Quanto a transferência da saída dos sócios, não é necessário transformar em MEI, pois dependendo do faturamento da empresa isso não seria possível sendo que o MEI pode faturar R$ 60.000,00 (ano), sendo uma média de R$ 5.000,00 (mês).

Primeiramente ela pode entrar na sociedade ltda sozinha por até 180 dias, caso ela não queira incluir nenhum sócio a mesma pode transformar a empresa em EIRELI ou Empresário Individual.

Sobre as dividas futuras e principalmente o empréstimo no Banco essa não é a forma correta, sendo que legalmente você ainda esta no contrato social da empresa e quem pegou o empresa com certeza foi você, creio que se a nova sócia não pagar o mesmo, creio que você vai ter problemas.

Espero ter ajudado, caso queira tirar alguma duvida nosso escritório esta a disposição para atendê-la.

https://www.hotcont.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.