06/11/2015
Esclarecimento sobre lentidão no sistema da Jucepar
A Junta Comercial do Paraná (Jucepar) informa que já está tomando as medidas necessárias para normalizar os sistemas informatizados da autarquia, que estão apresentando instabilidade devido a problemas técnicos no servidor responsável. A Jucepar comunica, ainda, que já convocou uma força-tarefa para dar andamento aos processos que de alguma maneira estejam sendo prejudicados por este inconveniente o mais rápido possível.
O presidente da Jucepar, Ardisson Akel, destaca que o sistema de gestão de dados da Junta Comercial do Paraná tem uma estrutura complexa, porque agrega informações da Jucepar, que são administradas pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), e também da Receita Federal, essas de responsabilidade do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).
Com a implantação do programa Empresa Fácil Paraná, que faz parte da iniciativa do Governo do Estado, por meio da Jucepar, para a operação da Rede de Simplificação do Registro Empresarial (REDESIM), a Jucepar assumiu novas responsabilidades, passando a ser a porta única de entrada dos dados para o registro empresarial. Por meio de um convênio firmado entre o Governo do Estado e a Receita Federal, a Jucepar também está fornecendo o registro do CNPJ, com exceção da capital, nos 398 municípios do Paraná. E, em breve, fornecerá também a inscrição estadual. A autarquia já está integrada também com a Vigilância Sanitária e as integrações com os demais órgãos de licenciamento, como Corpo de Bombeiros e Secretaria do Meio Ambiente, estão em andamento.
O programa Empresa Fácil está agora na fase de implantação do software de integração, para o qual, estão sendo sensibilizadas, treinadas e integradas, todas as prefeituras do Estado do Paraná. Hoje, mais de 190 municípios já se encontram conectados com a Junta Comercial do Estado. Logo, todo o processo de consulta de viabilidade, emissão de alvará e registro como contribuinte municipal, está sendo feito automaticamente, através da transmissão de dados pela autarquia.
“É uma implantação complexa e sujeita a dificuldades, especialmente, em face da compatibilização de sistemas, mas estamos empenhados em sua implantação, certos de que as dificuldades são transitórias e os resultados positivos serão permanentes”, diz Akel.
www.juntacomercial.pr.gov.br