x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 3.703

Ajuda em Desvincular sociedade ou Criar nova empresa !!

Daniel Azevedo Lima

Daniel Azevedo Lima

Iniciante DIVISÃO 1, Micro-Empresário
há 8 anos Quarta-Feira | 11 novembro 2015 | 17:00

Olá Pessoal,

Estou com muitas dúvidas, vamos lá...

Tenho um cnpj aberto LTDA ME com sociedade com minha mãe, eu sendo majoritário e ela com o mínimo de representação, a empresa tem débitos e não tenho como arcar com estes débitos agora, estava querendo desvincular minha mãe da sociedade que não tem nada a ver com meus débitos e ficar somente o meu nome... Para ela poder tirar uma MEI para ela...

Agora vem a dúvida, posso fazer isso e ela sai com o nome limpo ? pois o contador me falou que para fazer isso cobrava R$ 2.400,00 e que era melhor dar baixa na empresa e os débitos iriam para os cpfs dos sócios, não quero que os débitos da empresa venha para os cpfs, pois vai ser pior !!!

Gostaria de saber se eu mesmo posso fazer o procedimento de desvincular a sócia da empresa, pois achei esse valor um absurdo, posso até está por fora dos preços cobrados.

Vou precisar abrir uma outra empresa, pois com o dinheiro dessa empresa vai quitar os débitos da antiga

O que seria melhor fazer :

1 - Abrir uma outra empresa no meu nome, mas não ter como tirar cheques, cartões e etc...?
2 - Desvincular a sócia e tirar uma MEI no nome dela ?
3 - Tem como pedir falência dessa empresa, assumindo somente eu e tirando o nome da sócia ?

E se tudo isso preciso de contador ? Posso fazer por conta própria ?

Obrigado, e preciso de muita ajuda, to achando que o escritório de contabilidade somente quer ganhar...

Daniel

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 11 novembro 2015 | 17:10

Vamos lá, a sua mãe saindo da sociedade ainda responderá por débitos contraidos nela por até 2 anos (mesmo fora da sociedade). Ela saindo poderá abrir o MEI para ela.

Você só vai conseguir tirar ela da sociedade se a empresa tiver enquadramento como ME ou EPP pois não precisará das certidões negativas.

1) Com empresa problemática provavelmente se seu CPF estiver sujo abrindo outra não terá crédito em instituições financeiras.

2) Lembre-se que mesmo fora da sociedade ela ainda responderá por até 2 anos sobre os débitos contraidos, porém não impedirá de abrir um MEI.

3) A falência é somente aprovada por juiz e precisará provar com balanço, DRE, extratos bancários etc que não poderá arcar com as dividas nem terá bens que poderão ser usados para quitação. Se não irá para divida ativa na Procuradoria e eles vão cobrar o pagamento, lembrando que débitos não subscrevem ou sejam ficarão lá eternos.

Para elaboração do contrato social poderá fazer ou poderá procurar um escritório contábil.

Como sou próximo a você, de Recife, caso julgue necessário podemos conversar pessoalmente aqui no escritório e vermos soluções.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Daniel Azevedo Lima

Daniel Azevedo Lima

Iniciante DIVISÃO 1, Micro-Empresário
há 8 anos Quarta-Feira | 11 novembro 2015 | 17:32

Eu sou de Jaboatão dos Guararapes, não sei porque apareceu abreu e lima... mais tudo bem !!

Vamos lá,

A empresa está constituída como LTDA ME, então ela está enquadrada... A empresa que tinha já está fechada, então somente consta os débitos que nela existe...

O Cpf dela está limpo, somente o meu que consta uma contas de telefone que era da empresa e a OI não sei se legalmente ou ilegalmente colocou para meu CPF, era da empresa e mudaram para meu cpf...

Só preciso que ela abra uma MEI e se teria como ter crédito das instituições financeiras, apesar que agora nem precisaria, mas no futuro quem sabe...

Sobre a falência da empresa, queria informações, pois nem eu e nem a sócia possui bens e nada no nome, então seria fácil provar que não teríamos condições de arcar com os pagamentos... Mas abrindo essa MEI e quando for tendo o lucro, eles poderão mexer nesse valor ou não ?

A tendencia é pagar aos poucos, agora que não tenho, fazer um acordo e parcelar... A única coisa que não pode é o débito vir para os cpfs, se for assim, eh melhor deixar a empresa aberta...

Eu queria fazer por conta própria por que não poderei pagar no momento o valor pedido por um esctirório de contabilidade, somente se for algo bem em conta mesmo !!!

Queria resolver a situação de vez, negociar os débitos, parcelar no máximo que puder e etc... e pelo que estou vendo a melhor forma é desvincular o nome dela e criar uma MEI do que abrir outra empresa no Simples !!

Obrigado

Daniel Lima

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.