x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 451

Abertura de empresa.

Robson da  Silva Gonçalves

Robson da Silva Gonçalves

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 2 dezembro 2015 | 15:26

Boa tarde,

Meu nome é Robson Gonçalves estou iniciando o meu primeiro trabalho com PJ. Tenho que abrir uma empresa para um cliente, perguntei qual seria o faturamento mensal dele, ele me informou que seria em torno 6.000,00 á 9.000,00 por mês. O que cabe neste faturamento, seria uma empresa ME ou EPP.

Minha Dúvida é quais são os passos para abrir uma empresa.

Sou de São Paulo próximo do centro.

Obrigado

Marcelo

Marcelo

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Administrativo
há 8 anos Quarta-Feira | 2 dezembro 2015 | 16:47

Boa tarde Robson,

De que forma pode abrir esta modalidade de empresa, segue o passo-a-passo:
1) A documentação do futuro empresário completa:
- RG, CPF, Comprovante de Residência, Titulo de Eleitor, Comprovante do Ponto comercial se for diferente da sua residência, Ultima Declaração de Imposto de Renda, por ultimo as atividades que o empresário exercerá na sua empresa e o nome fantasia.
2) Entra no portal do microempreendedor individual e so preencher as informações que vão sendo solicitado nas referidos espaços.
Obs: Lembrando que está modalidade de empresa só pode ter um funcionário e as taxas para contratação do funcionário tem seus benefícios.
Para abertura de ME (microempresa) ou EPP(empresa de pequeno Porte), que são empresa de porte maiores, significa que o receita anual é acima de R$ 60.000,01 até o limite de R$ 3.600.000,00, outro detalhe é que ambos ME ou EPP podem ter mais de um funcionário e precisam de uma contabilidade mais adequada e adaptada as rotinas desse grupo de empresas.
De que forma posso abrir esta modalidades de empresa, segue o passo-a-passo:
1) A documentação do futuro empresário completa:
- RG, CPF, Comprovante de Residência, Titulo de Eleitor, Comprovante do Ponto comercial se for diferente da sua residência, Ultima Declaração de Imposto de Renda, por ultimo as atividades que o empresário exercerá na sua empresa e o nome fantasia.
2) Em posse de todas estas informações, baixa-se o programa requerimento do empresário das referidas junta comercial de cada município, e inicia-se o preenchimento.
3) Após termino do preenchimento checar todos os códigos e todas as informações do empresário, transmite-se as informações para junta de sua região.
4) Depois de enviado imprima a documentação (4 vias do requerimento e 3 vias do porte) prepare uma capa que também é fornecida no portal da junta comercial do seu município.
5) Se já for integrado a junta de sua região com a receita federal prepare o DBE, que atualmente para preparar tem que baixar o 3.6 da receita federal e o Receitanet.
6) Preencher o 3.6 idêntico a preenchida no requerimento do empresário.
7) Demora em media 2 dias para sair o DBE após envio, quando sair o DBE, reconheça a assinatura do empresário no DBE e pronto você esta pronto para levar os documentos nos referidos órgãos.
Empresa LTDA (limitada) ao contrario do empresário individual em uma empresa e/ou pessoas 2 ou mais pessoas que se unem para formar uma empresa. Não tendo limite para o capital social.
De que forma posso abrir esta modalidades de empresa, segue o passo-a-passo:
1) A documentação do futuros empresários completa:
- RG, CPF, Comprovante de Residência, Titulo de Eleitor, Comprovante do Ponto comercial se for diferente da sua residência, Ultima Declaração de Imposto de Renda, por ultimo as atividades que o empresário exercerá na sua empresa e o nome fantasia.( de todos)
2) Prepara-se o contrato social com as devidas clausulas;
3) Faz a pesquisa se existe nome parecido;
4) Preenche a ficha de FCN, preparar a capa;
5) e entregar o processo na junta comercial, no caso, da LTDA.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.