x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 421

Definição de "Empresa social": contrato social ou

Fabrício Valle

Fabrício Valle

Iniciante DIVISÃO 5, Micro-Empresário
há 8 anos Segunda-Feira | 4 janeiro 2016 | 11:28

Prezados senhores,
estamos nos preparando para abrir uma empresa LTDA, entretanto, eu e meu sócio queremos que ela seja uma empresa social (vejam no Google o significado disso).
Na prática, queremos definir previamente aspectos como:
1) relação entre o menor e maior salário, incluindo o prolabore dos sócios;
2) Destinação do lucro liquído anual: é claro que grande parte vai ser reinvestido na empresa, mas queremos destinar parte do lucro anual para fins sociais. Estamos pensando em vedar a distribuição de lucro aos sócios, de forma, que seus ganhos fiquem limitados ao pro-labore;
3) Direitos hereditários: queremo garantir que a empresa não perca seu caráter de empresa social, caso haja morte de um dos sócios e seus herdeiros não tenham o mesmo ideal

Minha pergunta é: isso deve ser definido no contrato social ou em um acordo entre acionistas. No caso do acordo, basta registrar num cartório que ele tem validade legal?

Humar José de Souza
Articulista

Humar José de Souza

Articulista , Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 4 janeiro 2016 | 15:56

Fabricio

Uma empresa Social, deverá ser estabelecida atraves de Contrato Social onde no mesmo ato deverá conter todas as suas clausulas pertinentes para que configure como tal, pois só assim não restará dúvidas sobre a administração e destinação do capital.

Espero ter ajudado.

Humar Souza
Diretor Contabil
HS Contabilidade
http://www.hscontabilidade.srv.br
@Oculto

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.