x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 731

Alteração Contratual de LTDA para ME

Murilo Araujo

Murilo Araujo

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 4 janeiro 2016 | 20:58

Pessoal, boa noite!!

sou do Espírito Santo e é a primeira vez que irei realizar esse tipo de alteração, preciso passar uma empresa de Ltda para Individual e depois terei que deixar essa empresa inativa, essa empresa não pode ser baixada pois há créditos federais a serem restituídos, além disso o certificado digital está vencido e o sócio gostaria que não fosse necessário gastar mais 300 reais para fazer um novo certificado apenas para fazer isso, já que a empresa ficará inativa.

minhas duvidas:

- No site das Junta Comercial não tem instruções de como fazer esse tipo de alteração, não sei nem por onde começar.

- Tem como gerar DBE sem ter certificado Digital?

- Estou pensando em já pedi a baixa da inscrição municipal, antes de fazer a alteração, para já ir adiantando, o que acham?

Conto com a ajuda de vocês para ajudar esse cliente!!

 Eduardo  Freitas

Eduardo Freitas

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 5 janeiro 2016 | 10:09

Caro Murilo,

Vc já pensou na hipótese de fazer um distrato social da Ltda e, posteriormente, registrar o MEIW Caso a ltda não possua nenhum tipo de débito, pode ser uma boa opção!

Att

Eduardo Freitas
FMS CM
Controlador Geral
[email protected]
RONAN EUSTAQUIO CANDIDO

Ronan Eustaquio Candido

Ouro DIVISÃO 1, Chefe Recursos Humanos
há 8 anos Terça-Feira | 5 janeiro 2016 | 12:58

Boa tarde, Murilo
Se precisa transformar uma empresa Ltda em individual, vai ter que fazer dois processos um transformando a empresa em unipessoal e depois em individual, quanto a gerar o dbe sem certificado digital não tem problema vai emiti-lo sem problema nenhum. Quanto a dar baixa na inscrição municipal passei por um processo semelhante e não aconselho a fazer isso enquanto não tiver feito a transformação, pois fiz isso e quando fui fazer a viabilidade como tinha dado baixa na inscrição municipal outra empresa foi para o local e a prefeitura não quis liberar, ai tive que dar baixa na empresa, não aceitaram fazer a transformação.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.