x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 576

opção pelo simples nacional

FRANCIMAR PEREIRA DA COSTA

Francimar Pereira da Costa

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 5 janeiro 2016 | 23:48

Companheiros, boa noite;

Gostaria de mais uma vez contar com ajuda dos colegas. Estou abrindo um mercadinho e CNPJ saiu no inicio de Outubro porem a vigilância sanitária demorou liberar e por ultimo estou aguardando liberação do CORPO DE BOMBEIROS para só então liberar o alvará e dar entrada na Inscrição estadual. A data de abertura consta no CNPJ 03/07/2015, já posso ou devo fazer a opção pelo SIMPLES NACIONAL agora em Janeiro?
Como o MERCADINHO já está funcionando e tem dois funcionários, já posso assinar a CTPS dos mesmos e seguir todos os tramites necessários? Por favor, se alguém poder me ajudar, fico muito grato.

Humar José de Souza
Articulista

Humar José de Souza

Articulista , Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 6 janeiro 2016 | 11:05

Francimar

A opção ao Simples Nacional deverá ser solicitada, pois as pendencias que existirem serão elencadas no ato da solicitação pela RFB, o que lhe dará um prazo para regularizar.

Quanto ao mercadinho já esta funcionando sem o alvará e sem inscrição estadual você está pássivo de multa e até a fiscalização lacrar o estabelecimento. Quanto aos funcionários deverá sim realizar as assinaturas com a data efetiva de contratação para não incorrer também em multas e outras penalidades.

Espero ter ajudado.

Humar Souza
Diretor Contabil
HS Contabilidade
http://www.hscontabilidade.srv.br
@Oculto

FRANCIMAR PEREIRA DA COSTA

Francimar Pereira da Costa

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 6 janeiro 2016 | 11:53

Humar, bom dia;

Primeiramente, obrigado pela ajuda. O cliente comprou o mercadinho já funcionando e o proprietário anterior iria usar o CNPJ para outra atividade, o que o obrigou a abrir o seu próprio. Além disso ainda levou um tempinho para me autorizar a dar inicio ao processo de abertura, porem já está orientado sobre estes riscos. Por isso estou preocupado em assinar logo as CTPS. A minha dúvida era se teria alguma implicação no processo trabalhista de SEFIP, CAGED e os demais. Vou então fazer o que me orientou.

Obrigado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.