x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 0

acessos 592

Maria Clara Machado

Maria Clara Machado

Iniciante DIVISÃO 1, Sócio(a) Proprietário
há 8 anos Quarta-Feira | 6 janeiro 2016 | 18:58

Pessoal,
Eu não sou profissional contábil. Abri uma empresa, naturalmente com a assessoria de um contabilista, mas acho que os CNAEs não estão adequados.

Minhas atividades deveriam corresponder ao CNAE 6391-7/00 AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS, mas no meu cartão CNPJ estou com "90.02-7-01 - Atividades de artistas plásticos, jornalistas independentes e escritores" como atividade principal.

O CNAE de Agência de Notícias é descrito como "a atividade de agências de notícias cuja função é a coleta, síntese e difusão de materiais para os meios de comunicação (textos, fotos, filmes, etc.)"
Meu contrato social, embora não tenha a expressão agência de notícias, tem as seguintes atividades (entre outras):
"A sociedade terá como objeto social, serviços de reportagem, jornalismo (...) criação, produção, execução e divulgação de conteúdo e informações escritas, sonoras, visuais e/ou audiovisuais e informações multimídia".

O profissional que abriu meu CNPJ não quer pedir a alteração do DBE porque diz que não tenho a expressão "agência de notícias" no contrato social, embora as atividades sejam idênticas. Ele diz que seria preciso fazer uma alteração no contrato social (e pagar todas as taxas novamente).

Gostaria da opinião de vocês sobre esse caso, e se eu posso pedir essa alteração por conta própria ou se precisarei encontrar outro contabilista.

Obrigada.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.