x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 752

Integralização do Capital Social, Dúvidas.

Yuri Thayann

Yuri Thayann

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 26 janeiro 2016 | 08:16

Estamos abrindo uma empresa incorporadora, eu e três sócios, ainda falta algumas documentações para se iniciar a abertura, o capital social será 4 quotas na valor de R$25.000,00.

Já achamos um terreno para a aquisição, porém temos que compra-lo já, seu valor é de R$50.000,00. Como ainda não temos o CNPJ para comprar com o nome da empresa, teremos que comprar em dois sócios por fora. E depois da abertura da empresa, como funcionará a integralização dos 4 sócios em partes iguais? e a integralização do terreno no nome dos dois sócios?

ELIZETE FATIMA DALL AGO DA SILVA

Elizete Fatima Dall Ago da Silva

Prata DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 26 janeiro 2016 | 09:49

Bom dia Yuri,

Ao constituir o contrato social da empresa, na clausula do CAPITAL SOCIAL, voce menciona que 50% do valor do capital sera representado por um terreno no valor de 50.000,00, e o restante integralizado em moeda corrente do País. O que voce podera fazer depois seria um documento a parte onde este terreno pertence a empresa que voces constituiram e registrar este contrato particular em um cartório de pessoas juridicas.
Seria um procedimento que eu faria.
Espero te-los ajudado.

Elizete

Paulo Henrique de Castro Ferreira
Consultor Especial

Paulo Henrique de Castro Ferreira

Consultor Especial , Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 26 janeiro 2016 | 10:57

Bom dia Yuri.

Você tem duas opções:

1ª Iniciar com dois sócios e depois acrescentar os outros.

Veja bem se os dois sócios vão comprar este terreno (vou supor aqui que seja 50% cada), nesta fase o imovel é deles e não há (pelo menos diretamente) a participação dos outros.

Neste caso vocês iniciariam a empresa com dois socios e depois incluiria os outros dois, ai cedendo x % de cotas (veja que você esta cedendo cotas e não o terreno, pois depois de transferido ele é da empresa).

2º Compra com doação.

Os dois sócios compram o terreno (cada um tem 50%) ai seria necessário cada um doar uma parte da posse aos outros; ai cada um entraria com seu quinhão no contrato.

Aqui eu já vejo mais dificuldades pois o que você economiza não fazendo o primeiro procedimento você gasta co ITBI, advogado, emolumentos, etc.

att

Atenciosamente.

Paulo Henrique de C. Ferreira
Contador CRC MG 106412/O - Perito Contábil CNPC 087 - Avaliador Imobiliário CNAI 23358
Avaliação de empresas e processos de transferência societária;
Especialista em 3º Setor e em fusões, cisões e incorporações;
https://www.psce.com.br
Atenção: não dou consultorias por telefone! Somente por e-mail ou via whatsapp (audio ou mensagem)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.