x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 8.227

Abertura de Loteamento

Nelson Antonio Rodrigues

Nelson Antonio Rodrigues

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 16 anos Quinta-Feira | 11 setembro 2008 | 13:08

Boa Tarde

Fiz a abertura de uma empresa com atividade de compra e venda de imoveis proprios CNAE 68.10-2-01 (loteamento), gostaria de saber se esta atividade precisa de inscricao estadual?
Pois quando fiz a abertura no CNPJ o programa CNPJ (cadastro sincronizado) nao abriu a tela do estado e com isso nao foi feita a inscricao estadual.
JA a Prefeitura daqui diz como é uma atividade de comercio é necessario a inscricao estadual, eu pesquisei em tudo e nao encontrei nada sobre isto.. e tambem exige que o socio seja corretor, mesmo os imoveis sendo de propriedade o socio é necessario que ele seja corretor???.

Por isso Venho aos colegas pedir uma orientacao.
Desde ja agradeco a atencao de todos
Nelson

Leandro A. de Melo

Leandro A. de Melo

Prata DIVISÃO 4, Advogado(a)
há 16 anos Sexta-Feira | 12 setembro 2008 | 09:26

Com certeza precia de Inscrição Estadual. A atividade é de comércio, então é tributada pelo ICMS. Portante você tem que entrar no Cadastro Sincronizado e soliticar a Inscrição Estadual da empresa.

Caso você já tenha feito a inscrição na Prefeitura e na Receita Federal, você só deverá fazer na Secretaria de Fazenda. Então você deve clicar lá no Cadastro Sincronizado em Pessoa Jurídica/Inscrição/Estado (Para estabelecimento ja inscrito na RFB).

Sobre o sócio ter que ser corretor eu vou ficar te devendo, porque não sei te informar.

Qualquer dúvida me comunique por e-mail!

Leandro Melo
[email protected]
CARLOS MAGNO DA ROCHA BORGES
Articulista

Carlos Magno da Rocha Borges

Articulista , Proprietário(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 18 setembro 2008 | 14:02

Bens imóveis não estão sujeitos ao ICMS. A prefeitura deve estar equivocada. Empresa com esse CNAE paga ITBI e não ICMS. Verifique que deve estar havendo alguma confusão. A atividade de intermediar a venda, ou seja, aproximar comprador e vendedor, é privativa daqueles que possuem inscrição no CRECI dai, ou o sócio se habilita, ou contrata alguém que possa assumir tal função ou mesmo terceiriza.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.