x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 569

Abrindo a primeira empresa

ana carolina dos santos alberton

Ana Carolina dos Santos Alberton

Iniciante DIVISÃO 2, Técnico Administrativo
há 8 anos Terça-Feira | 16 fevereiro 2016 | 12:34

Bom dia!
Sou nova no fórum e o conheci através de uma busca na internet para esclarecer uma série de dúvidas. Estou abrindo a minha primeira empresa. Tenho 19 anos, sou técnica em Administração, e curso o primeiro ano de C. Contábeis, por conta disso, ainda muito leiga nesse assunto.

Minha mãe e eu estamos buscando formalizar um negócio muito antigo da família, trabalhamos com bolos e doces decorados para festas, mas queremos segmentar essa atividade para focarmos somente na fabricação de docinhos tradicionais (fornecendo em grande quantidade para pessoas físicas e jurídicas - como buffets, cerimonialistas, salões de festas e etc). Mas ao iniciar a formalização da empresa, me deparei com diversas dúvidas que me impediram de prosseguir. Como observei pessoas com grande conhecimento nessas áreas, ficaria extremamente agradecida se alguém pudesse me ajudar.

*Nossa situação
À alguns anos atrás transformamos a nossa casa em um Ateliêr de produção, contendo: sala para atendimento, sala para armazenar os produtos prontos (com ar condicionado), banheiro e a cozinha industrial. Como trabalhamos atualmente com todos tipos de bolos e doces para festas, temos um estoque amplo e muitos equipamentos de trabalho. Porém, como comentei, optamos por trabalhar SOMENTE com a fabricação de doces tradicionais, que no nosso ramo é um dos produtos com maior porcentagem de lucro. Para isso, precisamos comprar alguns maquinários para agregar no processo produtivo aumentando o número de docinhos fabricados. Essas máquinas tem um custo médio de 30-40 mil no somatório total. Porém não temos esse valor, pois investimos praticamente todo dinheiro que tínhamos na reforma da casa.