x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 569

Abrindo a primeira empresa

ana carolina dos santos alberton

Ana Carolina dos Santos Alberton

Iniciante DIVISÃO 2, Técnico Administrativo
há 8 anos Terça-Feira | 16 fevereiro 2016 | 12:34

Bom dia!
Sou nova no fórum e o conheci através de uma busca na internet para esclarecer uma série de dúvidas. Estou abrindo a minha primeira empresa. Tenho 19 anos, sou técnica em Administração, e curso o primeiro ano de C. Contábeis, por conta disso, ainda muito leiga nesse assunto.

Minha mãe e eu estamos buscando formalizar um negócio muito antigo da família, trabalhamos com bolos e doces decorados para festas, mas queremos segmentar essa atividade para focarmos somente na fabricação de docinhos tradicionais (fornecendo em grande quantidade para pessoas físicas e jurídicas - como buffets, cerimonialistas, salões de festas e etc). Mas ao iniciar a formalização da empresa, me deparei com diversas dúvidas que me impediram de prosseguir. Como observei pessoas com grande conhecimento nessas áreas, ficaria extremamente agradecida se alguém pudesse me ajudar.

*Nossa situação
À alguns anos atrás transformamos a nossa casa em um Ateliêr de produção, contendo: sala para atendimento, sala para armazenar os produtos prontos (com ar condicionado), banheiro e a cozinha industrial. Como trabalhamos atualmente com todos tipos de bolos e doces para festas, temos um estoque amplo e muitos equipamentos de trabalho. Porém, como comentei, optamos por trabalhar SOMENTE com a fabricação de doces tradicionais, que no nosso ramo é um dos produtos com maior porcentagem de lucro. Para isso, precisamos comprar alguns maquinários para agregar no processo produtivo aumentando o número de docinhos fabricados. Essas máquinas tem um custo médio de 30-40 mil no somatório total. Porém não temos esse valor, pois investimos praticamente todo dinheiro que tínhamos na reforma da casa.

A ideia de formalizar a empresa, criando um CNPJ seria exatamente para tentar conseguir esse crédito em algum banco, começando assim a tão sonhada fabricação dos doces. Porém no processo para esse objetivo encontrei várias interrogações.

*TIPO DE NATUREZA JURÍDICA
A intenção era optar pela Ltda, porém minha mãe possui restrição no nome e observei em muito tópicos e sites que isso poderia atrapalhar e muito com a questão de concessão de crédito em bancos. A solução que vi foi o EIRELI por precisar apenas de um titular. Porém me esbarrei na questão do Capital Social. No manual diz que "Poderão ser utilizados para integralização de capital quaisquer bens, desde que suscetíveis de avaliação em dinheiro. No caso de imóvel, ou direitos a ele relativo, o ato constitutivo, por instrumento público ou particular, deverá conter sua descrição, identificação, área, dados relativos à sua titulação, bem como o
número de sua matrícula no Registro Imobiliário."
, com isso, poderíamos usar o nosso imóvel (que não está no meu nome), materiais e os equipamentos que já temos como o Capital Social da futura empresa ou isso seria irrisório?

*CNPJ SEM CONTADOR
Li muito sobre o processo para criar a primeira empresa e o quanto o contador é indispensável nessa parte. Mas como estamos com o orçamento extremamente apertado, achei que seria possível realizar esse processo sozinha, tendo em vista que não é algo tão desconhecido, já que estudei de forma breve a maioria desses assuntos. Mas gostaria de saber se, em algum ponto, eu terei problemas ou serei impedida de prosseguir por estar realizando sozinha sem um contador?

Grata desde já.

ELIZETE FATIMA DALL AGO DA SILVA

Elizete Fatima Dall Ago da Silva

Prata DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 16 fevereiro 2016 | 14:10

Oi Ana,

Esta opção onde se diz CNPJ sem contador, é meio sem nexo, pelo seguinte fato. Se voce optar pela MEI, voce pagara hj em torno de R$-50,00 por mês de um unico imposto, e poderá atraves do Portal do microempreendedor que se encontra no site da Junta Comercial voce mesmo constituir a empresa, onde poderá ser em seu nome.
O detalhe é que voce poderá faturar somente até R$-5.000,00 mês. Se voce for constituir em março por exemplo, podera faturar somente no ano o total de R$-50.000,00 pois os meses ja passados n entra na contagem de no maximo R$-60.000, 00 ano.
Se desejar que sua mãe esteja amparada como voce pelo INSS poderá registrá-la, mas ai que é o problema, voce terá que ter um contador para fazer as guias de FGTS e GPS, A NÃO SER QUE VOCE CONSIGA ENTRAR NOS SITES REGISTRÁ-LA e tirar as guias.
Terá que manter as notas de entradas e fazer as notas no proprio site de saidas, e deixar tudo arrumadinho mes a mes, se um dia for solicitado para apresentar pelo fisco.

Espero ter te ajudado!

Elizete

ana carolina dos santos alberton

Ana Carolina dos Santos Alberton

Iniciante DIVISÃO 2, Técnico Administrativo
há 8 anos Quarta-Feira | 17 fevereiro 2016 | 10:35

Ah, entendi. Então, minha mãe já possui o cadastro no MEI pelo CPF dela com nome da antiga empresa. Mas como falei, a nossa intenção é focar em só um produto no ramo que é a fabricação de docinhos tradicionais, mas pra isso a gente precisa investir em algumas máquinas para otimizar a produção e chegar no nosso foco com a ideia que é a quantidade. Porém não temos o valor para adquirir esses maquinários, e a principal intenção em criar o CNPJ como Simples Nacional seria a maior possibilidade de concessão de crédito em bancos para financiar esses equipamentos. Coisa que com o MEI, não conseguimos anteriormente, e acompanhamos muitos amigos que também são MEI tendo esse frustamento.
Você acha que valeria a pena o CNPJ de EIRELI? A duvida que eu queria tirar é em relação ao cadastramento, pois vi muita gente relatando que é sim possível fazer todos os passos sem a presença de um contador (claro que teremos muito mais trabalho).

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.