x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 14.462

Abertura de Empresa - Locação de Quadra Futebol Society

HÉLLESE A. BARROS

Héllese A. Barros

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 17 fevereiro 2016 | 18:51

Prezados Amigos, boa noite!

Gostaria de algumas orientações sobre à abertura de uma empresa voltada para a "Locação de Quadra Society",
Se possível de alguém que já abriu CNPJ pra esse tipo empresa, já tomei conhecimento que precisarei abrir uma M.E., visto que o financiamento que será feito para construção da quadra não admite empresa MEI, no entanto, queria mais algumas orientações sobre:

1) Qual CNAE principal e Secundário devo usar?

2) Em termos de Receita e Fazenda, poderiam me relacionar uma lista simples de que ordem devo seguir de documentos a dar entrada, tipo... para não ficar naquela costumeira confusão de informações, onde os funcionários acabam pedindo pra você ir em mil lugares sem necessidade na maioria das vezes.

3) Caso tenha alguma nova exigência ou obrigação acessória fico grato se puderem me orientar também.

Guilherme Heiderichi

Guilherme Heiderichi

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 18 fevereiro 2016 | 08:33

1) 6810-2/02 - ALUGUEL DE IMÓVEIS PRÓPRIOS. Salvo outro CNAE que se encaixe melhor a esta atividade, vejo que este deve ser o principal. Outro CNAE secundário irá depender de outras atividades elencadas que irá exercer.

2) Para abertura, primeiro defina o tipo jurídico da empresa. Tendo isso definido, elabora-se o ato constitutivo (exemplo: Contrato Social, se for sociedade), encaminha para registro na Junta Comercial (verificar junto a ela os formulários e documentos a acrescentar), que fará o registro integrado da empresa no CNPJ. Registrado nesta primeira etapa, basta cadastrar a empresa junto a Prefeitura.

Se não tiver outro CNAE que melhor se adeque à atividade, vale lembrar que esta atividade é impeditiva de opção ao Simples Nacional.

Atenciosamente,
Guilherme Heiderichi Correia - Contador/CRCSP - Especialista em Controladoria e Finanças
Foco em Incorporação, Construção e Serviços
Instagram: @newyorkcontabilidade
HÉLLESE A. BARROS

Héllese A. Barros

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 18 fevereiro 2016 | 11:11

Bom dia Guilherme!

Inicialmente obrigado, no caso dessa, não haveria sociedade, pretende abrir como sociedade limitada com único sócio

Nesse caso então eu precisaria inicialmente:

1) Elaborar um Contrato Social de um único sócio

2) Encaminha-lo à Junta comercial (adicionando mais alguma exigência por parte da Junta)

3) Registro integrado ao CNPJ (DUVIDA: Nesse caso eu teria que ir antes a Receita Federal pra gerar esse CNPJ ou isso vai ser após o registro na junta?)


Com relação a essa atividade ser impeditiva do simples, tu se refere ao CNAE que indicastes né isto? tipo... eu precisaria fazer uma pesquisa e ver se alguma outra atividade se encaixava tanto pra atividade da empresa como para ficar dentro do SIMPLES.


Desde já agradeço pela atenção!

Guilherme Heiderichi

Guilherme Heiderichi

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 18 fevereiro 2016 | 11:37

1) Sendo único proprietário vamos chamá-lo de Titular da empresa, que deverá optar entre dois tipos jurídicos: Empresa Individual (sem capital mínimo, a responsabilidade sobre obrigações é ilimitada, ou seja, pode responder com capital do titular) ou EIRELI (capital de no mínimo 100 salário mínimo vigente, responsabilidade limitada ao valor do capital). O documento da Empresa Individual se chama "Requerimento de Empresário", e da EIRELI "Ato Constitutivo".

2) Para encaminhar o registro do Requerimento de Empresário ou Ato Constitutivo (do mesmo modo que fazemos com Contrato Social) , devemos elaborar o documento principal e o preenchimento de alguns formulários da Junta Comercial, e em paralelo já se faz o Documento Básico de Entrada no CNPJ. Como tem escritórios que trabalham só com isso, oriento que procure um de assessoria (a própria Junta pode te indicar), e este fará toda elaboração do ato, formulários, gerará taxas e ficará a seu cargo recolher assinaturas e protocolar na Junta Comercial.

3) Na hora de protocolar o registro na Junta, já é solicitado encaminhar junto o DBE e a quando recolher o documento da Junta já terá o CNPJ inscrito.

Neste link tem detalhes da abertura de EIRELI (para fins de exemplo) em seu estado. Como disse acima, a parte de elaboração do 'contrato', formulários e taxas é mais rápido terceirizar, não é um serviço caro e terá tudo em mãos, evitando indas e vindas, mas se quiser fazer por conta própria também é possível.

Atenciosamente,
Guilherme Heiderichi Correia - Contador/CRCSP - Especialista em Controladoria e Finanças
Foco em Incorporação, Construção e Serviços
Instagram: @newyorkcontabilidade
HÉLLESE A. BARROS

Héllese A. Barros

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 24 fevereiro 2016 | 09:48

Bom dia Guilherme!

Consegui um material muito bom, ensinado passo a passo como abrir a EIRELI, inclusive estou compartilhando o mesmo logo abaixo:

Roteiro para Abertura de EIRELI - SEBRAE

Inicialmente o foco da criação desse CNPJ seria a analise de crédito entendesse?
tipo... um financiamento pelo Banco do Nordeste, o qual só avalia quanto libera para quem possui CNPJ, ou seja, caso o valor liberado cubra as despesas do Society, o mesmo será construído

Daí vem a dúvida... em caso de abertura deste desse CNPJ e demais registros na JUCEPE, e com a empresa incialmente inativa, quais obrigações eu teria durante esse período de inatividade? fora as guias de DAE e DARF pagas no processo de registro da JUCEPE e Receita federal

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.