x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 578

Encerramento de Empresa

Fabiana Flores Lima Sedano

Fabiana Flores Lima Sedano

Bronze DIVISÃO 4, Professor(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 24 fevereiro 2016 | 12:49

Boa tarde, tenho um pepino nas minhas mãos, abri uma empresa em 2001, o negócio não deu certo, e deixe pra lá, até porque na época falaram para não fechar que eu poderia depois reabrir, e eu era muito jovem não entedia dessas coisa e não fechei e está aí rolando, mas agora fiquei sabendo que a partir de outubro de 2015, pessoas que tem o CPF vinculado a uma empresa, não terão direito a seguro desemprego, e isso me assustou bastante, pois hoje sou assalariada. E estou sem saber o que fazer e o medo de ter um custo muito alto, sem ter condições para arcar com essa situação, preciso de uma luz no fim do túnel.
Minha empresa está descrita como: 62.09-1-00 - Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação.
Se alguém puder me ajudar, me orientar eu agradeço.

Vanderlei Montrezol

Vanderlei Montrezol

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 24 fevereiro 2016 | 13:10

Boa tarde!

Fabiana,

O primeiro passo é verificar a situação do CNPJ e as pendências que existem por falta de entrega das obrigações acessórias.

Feito o levantamento, regulariza-se entregando em atraso essas obrigações (irá gerar multa).

Após a regularização das pendências, entra-se com o processo de encerramento da empresa.

Vanderlei Montrezol

Graduado em Ciências Contábeis e Pós-Graduado em Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS-BRGAAP) pela FECAP.

https://www.invictusbps.com.br
ELIZETE FATIMA DALL AGO DA SILVA

Elizete Fatima Dall Ago da Silva

Prata DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 24 fevereiro 2016 | 15:42

Oi Fabiana,

O melhor e vc verificar com um contador, pois hj uma empresa que não arquivou nenhum ato dentro de 10 anos na Junta comercial, se encontra cancelada, e voce precisa baixar para sair do sistema.
Aqui no Paraná que é o meu estado, para vc conseguir baixar terá que entrar com uma reativação da empresa e depois fazer o distrato, infelizmente voce terá que reabrir uma coisa ja morta e depois mata-la de novo, entendeu. Isto quer dizer que terá que ser feito em dois atos. Não sei se em seu estado e assim o procedimento, por isso te aconselho a procurar alguem do ramo para te ajudar.

Elizete

Andreia

Andreia

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 25 fevereiro 2016 | 12:42

Ola Boa tarde,

Hoje em São Paulo procedemos com o cancelamento da empresa independente de ter débitos.
Aconselho a verificar esta questão a empresa está sem movimento, então encerra sem entregar obrigações se futuramente cobrar poderá cobrar dos últimos 5 anos anterior a data do seu ato registrado de baixa.

Tire uma pesquisa na Junta Comercial, Receita federal e prefeitura para verificar a situação da empresa.

Quanto a prefeitura provavelmente deve ter taxas em aberto informe que a empresa não havia movimento e que trabalha com carteira assinada e não fez uso da empresa.

Provavelmente será necessário um contador para te auxiliar após este levantamento, mas já pode fazer algo para ter menos custo de mão de obra.

Eric Pereira

Eric Pereira

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 8 anos Quinta-Feira | 25 fevereiro 2016 | 15:53

Boa tarde Fabiana,

Veja com o seu contador, a situação de sua empresa primeiro. Caso ele tenha entregue todas as declarações, acredito não ter problema para realizar o distrato da empresa. Se você não possui contador, veja isso o mais breve possível, pois com certeza terão débitos.

Se a empresa estiver OK, basta realizar um distrato social na JUCERJA. Como a empresa está parada a mais de 10 anos, fale para o contador colocar uma clausula de reativação junto ao ato de distrato, aqui no RJ é possível realizar os dois procedimentos juntos. Assim você economiza com as taxas.

Att,

Eric Pereira

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.