x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 6

acessos 807

Abertura de Empresa

Messias Gouveia Ferreira

Messias Gouveia Ferreira

Bronze DIVISÃO 4, Estagiário(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 24 fevereiro 2016 | 20:12

Colegas, boa noite!


Estou abrindo uma empresa para um colega meu, mas ele esta na duvida de qual tipo de CNPJ escolher, ele quer colocar a esposa como sócia e ter alguns funcionários. qual seria a mais indicada.

em relação ao contrato social, posso estar pegando um modelo na internet e elaborando?



Obrigado a todos!

Guilherme Heiderichi

Guilherme Heiderichi

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 25 fevereiro 2016 | 16:53

Messias,

Quando diz qual tipo de CNPJ, vou interpretar qual o tipo jurídico da empresa...

Por sugestão tu podes abrir como Sociedade Empresária Limitada.

Quanto ao contrato, pode muito bem elaborar com base em algum modelo da net, mas se não tiver familiarizado procure um escritório contábil ou de assessoria em legalizações.

Atenciosamente,
Guilherme Heiderichi Correia - Contador/CRCSP - Especialista em Controladoria e Finanças
Foco em Incorporação, Construção e Serviços
Instagram: @newyorkcontabilidade
Paulo

Paulo

Ouro DIVISÃO 1, Sócio(a) Comercial
há 8 anos Quinta-Feira | 25 fevereiro 2016 | 18:07

Boa tarde Messias,

Constituir sociedade ltda. deve ser a melhor opção no seu caso, no caso do Estado do Rio de Janeiro, após preencher o Requerimento na JUCERJA o próprio site te gera um contrato padrão.

Abraço

Paulo

Paulo

Ouro DIVISÃO 1, Sócio(a) Comercial
há 8 anos Quinta-Feira | 25 fevereiro 2016 | 18:55

Olha Messias, o procedimento é simples, mas não é tão simples quanto se pensa... Te aconselho a procurar um contador/despachante no seu município que possa fazer o serviço, pois ainda tem essa variação...

No Rio é da seguinte forma: Você faz uma consulta prévia de local na prefeitura para ver se a atividade pode funcionar no local pretendido. Se aprovado, você faz o pedido de viabilidade (regin) no site da jucerja e o dbe no site da receita federal. Depois você volta no site da jucerja e, de posse do nº da viabilidade e do dbe faz o requerimento. Dá entrada, espera uns dias, e pronto.

Sendo empresa de venda, vc entra no site da sefaz, baixa o programa do docad, preenche, envia o arquivo pelo site e gera o relatório, imprime, assina e dá entrada junto do contrato na jucerja.

Mas não dá para te dizer como faz numa postagem por aqui de forma que vc vá chegar e bum, fazer. Vai precisa entrar, fuçar, olhar, dar uma estudada... É simples, falado então, é muito simples, mas tem inúmeras nuances. Fora a questão de escolher melhor tributação e tudo.

Você precisa de um contador, ou despachante ou um profissional habituado com isso... Ou então, perder muito tempo estudando, lendo manual pesquisando.

Att.,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.