x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 16

acessos 17.878

Alteração de CNAE

Manoel Orivaldo

Manoel Orivaldo

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 17 setembro 2008 | 14:19

Boa tarde amigos. por favor preciso de ajuda, a mocinha do escritorio que cuidava da parte de abertura e encerramento de empresas saiu e meu patrão me jogou a bomba na mão nunca fiz nada nesta parte e to bem perdido se alguem tiver algum tipo de material ou estiver disposto a me ajudar fico muito grato. meu primeiro caso é uma alteração de CNAE, e eu nem sei por onde começar se alguem puder me ajudar muito obrigado t+++

Fátima Montagner

Fátima Montagner

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 17 setembro 2008 | 15:24

Boa tarde Renan, para você fazer uma alteração ou acrescentar uma atividade no ramo da empresa, você precisa fazer uma alteração contratual. Se for empresa Ltda. é nescessário elaborar a alteração contratual, imprimir em 03 vias e fazer o cadastro digital na web, no site da Junta Comercial, os sócios assinam e você dá entrada na junta. Se for Emprésário Individual, basta fazer o cadastro digital na web
imprimir, o titular assina e você da entrada na Juta comercial.
Feito o registro na Junta Comercial, você dará andamento da alteração nos órgão competentes, Receita/Estado, Prefeitura.

Boa sorte, e qualquer dúvida volte a postar novamente que tentaremos te ajudar da melhor maneira possível.

Fátima Montagner
Manoel Orivaldo

Manoel Orivaldo

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 17 setembro 2008 | 16:05

Fátima muito obrigado mesmo, agora ja sei onde começar, ja da pra mim ir me virando caso venha a ter novas duvidas dou uma pesquisada no forum se não encontrar volto a perguntar.

Muito obrigado t++

CARLOS MAGNO DA ROCHA BORGES
Articulista

Carlos Magno da Rocha Borges

Articulista , Proprietário(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 18 setembro 2008 | 12:35

Observe, lendo o contrato quais as atividades que a empresa deseja realizar, se a alteração pretendida já faz parte do rol de atividades pretendidas pela emrpesa é só prosseguir dentro do sistema da receita, caso contrário, primeiramente deverá fazer uma alteração contratual para, só depois poder promover a alteração do CNAE ou acrescentando ou retirando.

Hugo Campanha

Hugo Campanha

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 18 setembro 2008 | 16:25

Uma Dica Renan,
Não esqueça de Consolidar o Contrato social al fazer a alteração.
tem um modelo no forum e no site do dnrc http://www.dnrc.gov.br

outra dica é, caso voce dê entrada na jucesp, e o processo volte com INDEFERIMENTO, ao refazer o Cadastro Web, utilize outro e-mail, pois se não o processo ficará com uma pendencia no sistema da Junta e será indeferido novamente.

espero ter ajudado, qualquer dúvida estamos aí.

sds

Fátima Montagner

Fátima Montagner

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 18 setembro 2008 | 17:19

Boa tarde Ana, como assim a base legal do momento da alteração do CNAE, poderia reformular sua pergunta por favor?, ou se você quer saber qual a data usar para alterar no CNPJ é a data do registro na Junta.
Desculpe, mas não entendi direito.

Fátima Montagner
Fátima Montagner

Fátima Montagner

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 18 setembro 2008 | 17:27

Boa tarde Hugo, não entendi sua orientação para o Renan usar outro email caso o contrato volte com exigência. Ele teria que fazer outro cadastro web?.
Basta ele entrar em cadastro web no site da Junta, ir em processos/lista de processos/mandar pesquisar/abrir o processo e fazer as alterações que estão pedindo, gravar e imprimir novamente (menos os darf´s e a folha para colar os darf´s), lembrando sempre que deverá pegar nova assinatura e devolver na Junta tanto o processo novo como o processo que veio com exigência.
Me corrija por favor se estiver errada, pois é assim que trabalho e funciona.

Fátima Montagner
Ana Junqueira

Ana Junqueira

Iniciante DIVISÃO 2, Assessor(a) Jurídico
há 16 anos Quinta-Feira | 18 setembro 2008 | 17:28

Oi Fátima,

Obrigada por sua resposta!

Estou pesquisando sobre o momento no qual a empresa que vai mudar a sua atividade principal deve requerer a mudança do cnae. A maioria do material que encontrei até o momento diz que o momento seria mesmo o da alteração arquivada na Junta. Mas não consegui encontrar nenhuma lei ou instrução normativa, portaria, etc que diz isso. Preciso incluir a informação em um relatório e precisava de uma base legal para dar substância. Na verdade a pergunta era essa, se vocês sabem se existe algum documento ou legislacao oficial que diz isso.

Obrigada!

Ana

Lucas Ponvequi de Oliveira

Lucas Ponvequi de Oliveira

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 3 janeiro 2012 | 11:16

Olá bom dia.
Estou iniciando no ramo contabil, sou recém formado
não possuo nenhuma experiência.

Preciso de ajuda.

Como que eu faço um alteração de Atividade do CNAE e mudar o nome Fantasia da empresa, é meu primeiro cliente, não entendo muito bem, a parte teórica domino, mais na prática meio complicado.
Por favor se alguém puder me ajudar, eu agradeço.

William Martimiano Beraldo

William Martimiano Beraldo

Prata DIVISÃO 2, Assistente
há 12 anos Terça-Feira | 3 janeiro 2012 | 14:32

Sra. Ana
Boa Tarde...

A Base Legal das empresas voce irá encontrar no Código Civil, a partir do Livro II ( Do Direito das Empresas ), lá voce irá encontrar todas as obrigações legais da empresa, de sua abertura a sua dissolução.

Att...

William M. Beraldo

William M. Beraldo
Ass. Legalização
Leonardo Marquez

Leonardo Marquez

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 18 junho 2012 | 10:31

Bom dia !!

Preciso efetuar uma alteração de cnae. A empresa será um supermercado e distribuidora de bebidas, mas ainda não consegui achar nenhum cnae se adeque a esta atividade. Poderiam de esclarecer esta dúvida se alem deste cnae tem alguma particularidade para esta atividade.

Obrigado, no aguardo !!!

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 18 junho 2012 | 17:26

Leonardo as atividades são estas :

4711-3/02 COMÉRCIO VAREJISTA DE MERCADORIAS EM GERAL, COM PREDOMINÂNCIA DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS - SUPERMERCADOS

4723-7/00 COMÉRCIO VAREJISTA DE BEBIDAS

* Obs - O comércio varejista de bebidas poderá ser usado como : 4723-7/00 DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS; COMÉRCIO VAREJISTA

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
FABIANO

Fabiano

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 11 anos Sexta-Feira | 1 março 2013 | 10:24

Bom dia. Tenho um cliente que me solicitou a alteração de C-NAE porem nunca fiz esse procedimento, alguém poderia me ajudar. Trata-se de uma oficina mecânica, porem o pessoal parou com essa atividade e agora eles vão trabalhar com pet-shop e consultório veterinário. Também trata-se de um empresario individual.

Desde já agradeço a ajuda.

Luma

Luma

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 9 janeiro 2014 | 10:08

Olá Pessoal,

Verifiquei nas mensagens acima que vocês veem discutindo a um bom tempo sobre CNAE.

Estou precisando alterar o CNAE de um produtor rural pessoa física e não tenho idéia de como começar também.

Enfim, ele precisa alterar o CNAE de criação de bovinos pra corte para cultivo de soja e milho (qual CNAE devo usar nesse caso)?

Outra coisa, precisa ser feito a alteração contratual, a dona da terra era sua avó que ja faleceu. Como altero esse contrato para espólio? O que precisa ser feito e quem assina?

E pra finalizar, após ter enviado esse contrato pra junta comercial como proceder para alterar o CNAE desse micro produtor?

Alguém por favor pode me ajudar??

Gilmar Gonçalves da Silva Júnior

Gilmar Gonçalves da Silva Júnior

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 16 outubro 2014 | 15:10

Boa tarde!

Estou com a seguinte situação:

Uma cooperativa de trabalho possui 6 filiais, as quais dão suporte à matriz. Logo os CNAEs das filiais são de serviços auxiliares.

Uma dessas filiais passará a executar o serviço de palestras, sendo portanto, necessário emitir nota fiscal.

Saberiam me dizer qual é o processo a ser executado para adequar o CNAE desta filial para que se possa também executar este tipo de serviço e claro, proceder com a emissão da nota de serviço?

Devo fazer a alteração da ata de constituição? Protocolar na Junta Comercial? Nas receitas estadual e federal, quais os documentos a apresentar?

Por ser uma cooperativa, existe alguma diferenciação neste processo?

Desde já agradeço a todos pela atenção.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.