x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 1.554

ENCERRAMENTO DE EMPRESA - debitos Simples Nacional

Natan Felipe

Natan Felipe

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 21 março 2016 | 08:35

Bom dia a todos.

Uma empresa decidiu encerrar suas atividades. Porem, ela possui DAS aberto. Se eu efetuar o pedido de parcelamento desses débitos eu consigo encerrar a empresa? No caso de encerrar a empresa sem efetuar o parcelamento os débitos irão para o CPF do empresario individual? Indo para o CPF, é possível efetuar o parcelamento?

Como devo proceder nesse caso?

Obrigado!

Natan Felipe
Contador
CRC: PR-068987/O-5
" A cruz sagrada seja a minha luz"
Brunno Henrique de Carvalho Borges

Brunno Henrique de Carvalho Borges

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Escritório
há 8 anos Segunda-Feira | 21 março 2016 | 10:59

Natan,

Uma empresa decidiu encerrar suas atividades. Porem, ela possui DAS aberto. Se eu efetuar o pedido de parcelamento desses débitos eu consigo encerrar a empresa?

É recomendável você solicitar o parcelamento e, após pagamento da parcela de adesão (primeira parcela), providencie o encerramento da empresa.

No caso de encerrar a empresa sem efetuar o parcelamento os débitos irão para o CPF do empresario individual? Indo para o CPF, é possível efetuar o parcelamento?

Sem efetuar o parcelamento os débitos vão para o CPF, todavia, se é possível ou não, efetuar o parcelamento depois de baixado, deve-se verificar primeiramente na RFB.

Como devo proceder nesse caso?

Providencie o parcelamento e depois a baixa.

Ariel Nogueira Vovchenco Junior

Ariel Nogueira Vovchenco Junior

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 8 anos Segunda-Feira | 21 março 2016 | 11:02

Bom dia a todos.

Estive na Receita Federal para tirar uma dúvida exatamente sobre esse ponto, e me foi informado que, apesar das informações dizerem que é possível transferir os débitos, os atendentes, fiscais e supervisores relataram que não existe maneira disso acontecer. Não há um procedimento, um sistema, um processo e nem um formulário para isso, então essa transferência de débitos não acontece na realidade.

Quando um débito vai para a Dívida Ativa, os CPFs dos sócios ficam vinculados ao processo para cobrança futura, e é nessa situação que, quando uma empresa é baixada, a cobrança vai para os sócios. Excluindo isso, não existe essa transferência.

Ariel Nogueira Vovchenco Junior

Virtude Assessoria Contábil
(11) 4238-5888
(11) 4238-9775
http://virtudecontabil.com.br/

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.