x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 5

acessos 1.059

Abertura de empresa - ME

bruno

Bruno

Iniciante DIVISÃO 2
há 8 anos Sexta-Feira | 1 abril 2016 | 13:21

boa tarde meus caros,

estou criando uma empresa junto com um sócio de prestação de serviços. já sei que será uma ltda, porem gostaria de enquadrar como me, visto que ouvi dizer que as facilidades para quem esta começando são grandes. eu ja trabalho no ramo e tenho uma noção, porém gostaria de saber se realmente posso fazer desta forma e em caso positivo, se alguem tem alguma minuta de contrato social para me enviar.
depois sei que preciso levar a jucerja e obter as inscrição (isso sei fazer). meu problema é como começar.

na oportunidade, depois de obter as inscrições, como farei com a parte contábil (livros, nota fiscal, declarações e etc)

abraços

Paulo

Paulo

Ouro DIVISÃO 1, Sócio(a) Comercial
há 8 anos Sexta-Feira | 1 abril 2016 | 13:45

Boa tarde Bruno,

Olha, a parte da legalização você pode fazer sozinho. Mas para dar seguimento na parte contábil, precisará contratar um contador.

Quanto a legalização, em primeiro lugar, você precisa fazer uma consulta prévia de local, no site da prefeitura do Rio. O site é do Rio Mais Fácil Negócios. Caso a consulta seja aprovada, você deverá prosseguir para o e-rucca, que lhe encaminhará para o site da junta comercial, o REGIN. Você deverá preenchê-lo, enviar e guardar o relatório gerado (pedido de viabilidade).

Depois precisará passar um DBE pelo site da Receita, basta entrar no site, coleta web, preencher e enviar... Quando sair, imprimir, datar e assinar. Não precisa reconhecer firma.

Em seguida, entrará no site da jucerja, clicará em requerimento eletrônico, e deverá preenchê-lo com as informações do pedido de viabilidade, do DBE, da empresa e dos sócios. Ao final, o próprio requerimento irá gerar o Contrato Social (que você poderá substituir por um modelo próprio, caso queira), uma Capa do Processo e o Enquadramento. Você deverá imprimir o contrato, assinar e reconhecer firma. Assinar a capa, e o enquadramento.

Depois disso, imprima as guias, a primeira no site da Jucerja, para constituição. A segunda, via DARF online, no valor de 21 reais código 6621. Pague.

Por fim, compre uma capa do processo na papelaria, cole a capa que saiu após o requerimento em cima da capa comprada e na contracapa cole as guias e os respectivos comprovantes de pagamento. No seu interior coloque o contrato assinado e com firma reconhecida, o DBE o Enquadramento assinados, cópias autenticadas de identidade e cpf dos sócios (ou cnh) e o pedido de viabilidade.

Dê entrada, acompanhe pelo site. Quando sair, faça o download. Vá ao Portal da Prefeitura e acompanhe o processo do alvará, que deverá liberar a guia para você em mais alguns dias, pague e em 2 dias, mais ou menos, terá seu alvará e terá concluído a legalização.

Após isto, precisará do contador, invariavelmente. Primeiro porque a lei assim determina, e depois, porque só o contador poderá fazer os lançamentos contábeis e auxiliar num sem número de obrigações que você precisará cumprir, dentre elas, optar pelo simples em, no máximo, 30 dias após o alvará.

Espero que possa servir de norte, mas embora o processo seja simples, nem sempre é fácil. Aconselho a procurar ajuda do contador, negociar um preço que possa pagar, mas não deixar de contar com o profissional, pode lhe poupar muita apurrinhação e despesas lá na frente.

Caso a empresa seja no Rio e passamos ajudar, fique a vontade para nos procurar, será um prazer.

Forte abraço.

bruno

Bruno

Iniciante DIVISÃO 2
há 8 anos Segunda-Feira | 4 abril 2016 | 17:13

Sergio Fernandes Junior , muito obrigado pela ajuda. Caso precise, como faço para lhe contactar?
Abraço

LUIS URTADO

Luis Urtado

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 2 fevereiro 2017 | 12:27

Boa tarde,

Uma pessoa nos procurou para abrir uma empresa, sendo que seria a seguinte situação:

1) A pessoa e sócia de uma empresa (50%) - empresa esta optante pelo Simples nacional.

2) Ela quer abrir uma outra empresa somente no nome dela (100%), como empresario individual e optar pelo Simples Nacional.

--Poderia abrir normal ou tem problema em ela ser sócia da outra empresa.

Obrigado.

PHILIA Serviços & Assessoria
Whatsapp (18) 99810-8338
João Senna

João Senna

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Escritório
há 7 anos Quinta-Feira | 2 fevereiro 2017 | 13:02

Luis Carlos Boa tarde.

Poderá optar pelo SIMPLES NACIONAL, o titular ou sócio participe com qualquer percentual no capital social de outra empresa enquadrada no SIMPLES NACIONAL, desde que o valor da receita bruta global não ultrapasse o valor de R$ 3.600.000,00.

Desta forma ela pode ter outra empresa no simples nacional observando sua participação, inclusive como Empresa Individual, nesta modalidade ela só pode ter uma empresa em seu nome em todo Brasil.

Abraço..!!

João Carlos Diogo
Trilha Assessoria Contábil
https://www.trilhacontabilidade.com.br
[email protected]


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.