x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 762

acessos 277.156

empresa individual para limitada

bruno diniz

Bruno Diniz

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 18 janeiro 2012 | 04:49

Pessoal,

Alguém poderia me informar os códigos dos dois Dbe usados nos processos, como são processos distintos que tramitam juntos, queria saber os códigos eu botei 225 no da empresa individual e 220, 225, 257 no da sociedade LTDA, mas pelo que lembro, a receita não processa 2 Dbe da mesma empresa é 1 Dbe só que faz ?

Desde já agradeço a ajuda

Antonio Carlos da Silveira

Antonio Carlos da Silveira

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 18 janeiro 2012 | 08:28

bom dia, Wilson.

fiz exatamente assim, só no qsa fiz como alteração do sócio remanescente. aí deu errado. mas pela lógica, se temos que fazer como se fosse constituição, também não teriamos que nomear novo representante legal? um dos motivos apontados no meu indeferimento é que o responsavel perante o cnpj não consta do quadro. muito louco. a receita deveria ter se preparado para receber transformações. ainda não sabemos como o Estado vai reagir quando a receita aceitar estas mudanças.

abç.

Jacyara Alves da Silva

Jacyara Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 18 janeiro 2012 | 19:34

Alessandra,

Caso o Titular falecido tenha deixado herdeiro(s), qualquer deles poderá reivindicar p/si - na Justiça - que haja "transferência de Titularidade por sucessão" - do nome do falecido p/o seu, de acordo c/o estabelecido plo DNRC:


2.3.5 - FALECIMENTO DE EMPRESÁRIO

A morte do empresário acarreta a extinção da empresa, ressalvada a hipótese de sua continuidade por autorização judicial.

2.3.5.1 - Sucessão "causa mortis" - sucessor capaz

A Junta Comercial arquivará a autorização judicial recebida (ato: 901 - OFÍCIO; evento: 961 - Autorização de transferência de titularidade por sucessão).

Em seguida, deverá ser arquivado Requerimento de Empresário, promovendo a mudança da titularidade.

Deverá constar do Requerimento de Empresário: ato: 002 - ALTERAÇÃO; eventos: 961 - Autorização de transferência de titularidade por sucessão e 022 - Alteração de dados e de nome empresarial. Será mantido o NIRE e o CNPJ da empresa.


Efetivada a transferência de titularidade, vc pode transformar o então Empresário em Sociedade limitada.

Recomendações

NIL

Nil

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 20 janeiro 2012 | 08:16

Bom dia colegas, sou novo por aqui mais ja com duvidas!

bom o caso é o seguinte, to com um processo de transformação de Ltda. para individual, a empresa ta com os dois sócios ainda a duvida é se tem como eu fazer uma transformação de contrato tirando um dos sócios e o que ficar já transformar em individual no mesmo processo!
sem ter que tirar o sócio em um processo de alteração deixando ele sozinho para dia depois fazer outro de transformação. se sim gostaria de um modelo!
grato!

Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 12 anos Sexta-Feira | 20 janeiro 2012 | 08:31

Bom dia Marcionil,


São 2 processos, pode ver as informações na INSTRUÇÃO NORMATIVA DNRC Nº 118, DE 22 DE NOVEMBRO DE 2011, DOU: 30.11.2011.


Artigo 4º da IN 118:

Art. 4º Somente a sociedade em condição de unipessoalidade poderá ter seu registro transformado para empresário individual, independentemente do decurso do prazo de cento e oitenta dias, desde que não realizada a liquidação decorrente da dissolução a que se refere o inciso IV do art. 1.033 do Código Civil.



[IN DNRC nº 118/2011]




"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
Michele Vieira Batista

Michele Vieira Batista

Bronze DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 31 janeiro 2012 | 20:43

Boa noite pessoal!

Estou com uma duvida e ficarei grata caso possam me ajudar.


Referente a transformação de uma empresa, que é constituída por um Estatuto Social ( sem fins lucrativos), para ser enquadrada em Empresa Individual ( com fins lucrativos). Nesse caso qual seria o primeiro procedimento para essa transformação?






Mônica Cristina Ávilla Cardoso

Mônica Cristina Ávilla Cardoso

Prata DIVISÃO 2, Micro-Empresário
há 12 anos Terça-Feira | 7 fevereiro 2012 | 18:32

Minha primeira transformação, amigos do Fórum, preciso de uma mãozinha!!!Na transformação de individual para Ltda, posso fazer aumento do capital social? Ou seja, capital da individual + subscrição e integralização em dinheiro pelo novo sócio. E ao preencher o cadastro web, sendo a empresa individual já ME, na transformação preencho o cadastro web selecionando a opção ME, e não há necessidade de enviar certidões negativas, somente imprimir a declaração de ME para ambos os sócios? Sendo assim, terei 03 processos, constituição sociedade, baixa individual e enquadramento ME?

Alexander Aguiar dos Santos

Alexander Aguiar dos Santos

Bronze DIVISÃO 5, Administrador(a) Empresas
há 12 anos Segunda-Feira | 13 fevereiro 2012 | 14:39

Prezados Amigos,
estou fazendo uma transformação de firma individual (empresario) para empresa individual limitada (EIRELI) , estou tendo problema junto ao DBE onde a Sefaz está dando recusa por o nire já pertencer a uma IE ativa ou suspensa. A jucemg diz que tenho que entrar com DBE junto com os 2 proceessos. Os eventos que estou utilizando no DBE são: 220,222,225,230,247 e 257.
Espero que alguem tenha conseguido fazer esta alteração.
Grato.

Eric Medeiros

Eric Medeiros

Prata DIVISÃO 5, Gerente Operacional
há 12 anos Quarta-Feira | 15 fevereiro 2012 | 15:05

Boa tarde, Danielle Lins

Quanto a alteração na Prefeitura, tive problemas.

Em Agosto de 2011 aconteceu o seguinte:

Solicitei minha alteração de CCM e meu processo foi barrado no anhangabau, O procedimento indicado pela fiscalização era aguardar 30 dias após o desenquadramento do SIMEI para o sistema da Prefeitura consolidar a alteração; e só apos este prazo tentar alterar o CCM.

No entanto quando realizei desta forma indicado pelo fiscal, o sistema da Prefeitura ainda indicava que minha empresa era enquadrada n MEI (Mesmo passando 45 dias de meu desenquadramento).

Então parti para o processo administrativo e consegui fazer os fiscais alterarem meu cadastro.

Boa sorte

Eric Medeiros
Assessoria Empresarial em Geral
Meus links
https://linktr.ee/ericpdemedeiros
Danielle Lins

Danielle Lins

Prata DIVISÃO 3, Advogado(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 15 fevereiro 2012 | 15:10

Eric, tudo bem?

Primeiramente obrigada pela atenção.

Então, todo processo de alteração de CCM deve-se esperar 45 dias, e após nada ocorrer (pois não altera automatico), deve-se entrar com um processo administrativo?

Puts, que coisa né.... eles deveriam facilitar de alguma forma..

Vou ver se consigo fazer a alteração, ou esperar né...

Muito obrigada!!

Boa Tarde!

Danielle Lins
Advocacia Empresarial
(Tributária e Societária)
E-mail: [email protected]
F: 11-98302-2910
Eric Medeiros

Eric Medeiros

Prata DIVISÃO 5, Gerente Operacional
há 12 anos Quarta-Feira | 15 fevereiro 2012 | 15:16

Danielle Lins

Tudo otimo e voce como esta?

Pois é, mas foi como te falei, meu processo foi em Agosto do ano passado.

A fiscalização da Prefeitura do predio Andraus (da Pedro Americo) me informou em uma vez quando eu estava fazendo a baixa de um MEI. Que a Receita Federal é quem da as ordens referentes os MEI, então a Prefeitura precisa primeiro que a Receita Federal passe informação do desenquadramento para depois ela adequar o cadastro do antigo MEI.

Eu fiz processo administrativo pois inicialmente o MEI era comerciante e depois da transformação ele se tornou uma empreiteira e eu precisava de Nota de Serviço.

Eric Medeiros
Assessoria Empresarial em Geral
Meus links
https://linktr.ee/ericpdemedeiros
Rocival Pereira de Lima

Rocival Pereira de Lima

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 22 fevereiro 2012 | 17:07

Olá pessoal boa tarde ! estou fazendo um processo de transformação de empresário individual para sociedade ltda. O capital social que da empresa individual era de 15.000,00 mil passará para 180.000,00 mil, posso alterar o capital ? Qual o procedimento ? passo a passo.agradeço a todos que me ajudarem. abçs.

RUBENS PEREIRA

Rubens Pereira

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 28 fevereiro 2012 | 16:44

Boa tarde,

Alguem já conseguiu e se conseguiu poderia me orientar quanto aos procedimentos para transformação de empresa individual em Ltda.

grato

RUBENS PEREIRA DA SILVA FILHO - Contador
Mônica Cristina Ávilla Cardoso

Mônica Cristina Ávilla Cardoso

Prata DIVISÃO 2, Micro-Empresário
há 12 anos Segunda-Feira | 5 março 2012 | 11:55

Olá Rubens, boa tarde! Veja bem, eu acabei de pegar meu processo na Jucesp, e passou. Transformação de Empresário Individual x Sociedade Ltda. Fiz o Contrato social de acôrdo com as Instruções da Jucesp (caso queira, lhe enviarei o modelo). Depois preenchi o cadastro Web, como transformação, são 3 processos, e mesmo que a empresa individual já seja ME ou EPP, vc terá que fazer enquadramento da sociedade. Os processos são: 1/3 - transformação - 2/3 - Enquadramento e 3/3-Requerimento do Empresário. De qualquer forma, agora farei a DBE - utilizando os códigos 220-225-247-257 e QSA, e veremos no que vai dar! Também tenho uma dúvida, pois a minha empresa tinha 1 filial à ser mantida, e a Jucesp, mesmo constando esta filial em todo processo, não a considerou e tive que fazer uma retificação de ficha cadastral no próprio site da jucesp. Agora, não sei se preciso fazer 2 DBE's, 01 para a Matriz e outra para a Filial, a fim de evitar o problema que tive com a Jucesp, para com a Receita Federal. Abçs

EMERSON PEREIRA

Emerson Pereira

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 15 março 2012 | 15:04

Boa tarde.

SR. Wilson

Bom, eu estou tentando entender mas não conseguir..kk..

Eu dei entrada no processo de UNIPESSOAL, na Jucea/AM, ele já foi aprovado, vou pega-lo amanhã bem cedo, mas pelo que andei buscando nesses tópicos não achei nenhuma, sobre a transformação de LTDA para Empresário - ME. precisa mesmo enviar uma carta ao presidente da JUCEA,informando sobre essa transformação, se caso possitivo podem me enviar esse modelo por favor.

no aguardo.

Emerson.

RUBENS PEREIRA

Rubens Pereira

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 16 março 2012 | 11:34

Mõnica Cristina, bom dia

Gostaria de saber se o seu processo já foi deferido na RFB e, se não foi solicito a gentileza de nos informar quando obtiver a resposta da Receita.

grato

RUBENS PEREIRA DA SILVA FILHO - Contador
EMERSON PEREIRA

Emerson Pereira

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 16 março 2012 | 16:03


Boa tarde.

Bom pessoal o meu processo já saiu e deu tudo certo no caso e já estou c/ o processo UNIPESSOAL, sendo assim já preparei o documento de Empresario, e agora preciso de um modelo de contrato para mudar de LTDA para empresário individual.

desde já agradeço.

Emerson.

Sharon Hammer

Sharon Hammer

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Depto. Pessoal
há 12 anos Segunda-Feira | 19 março 2012 | 15:53

Boa tarde;

Estou com dúvida a respeito do preenchimento do cabeçalho da transformação. Devo colocar ME ao final, já que a empresa Individual já é enquadrada.
E quanto as taxas, devo pagar 2, ou posso usar a mesma taxa uma vez que os processos estão interligados?

Aguardo retorno.

Grata.

Página 15 de 26

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.