x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 762

acessos 277.168

empresa individual para limitada

Celio Farias

Celio Farias

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 15 agosto 2012 | 21:28

>>Senhores, também estou tansfomando uma empesa individual em Ltda, e para gerar o DBE coloquei os seguintes eventos:
220 - Alteração de nome empresarial,
221 - Alteração do nome fantasia
225 - Alteração da natureza juridica,
230 - Alteração da qualificação do responsavel pelo CNPJ,
247 - Alteração do Capital,
QSA - inclusão de todos os sócios
>>Ao contrario do colega Placido Machado, ao fazer a verificação automatica, não deu erros.
>>Obrigatóriamente nesse processo de transformação de EI para LTDA tenho de incluir o evento 257 - (Alteração do numero de registro)?
>>Os eventos que coloquei acíma são suficientes? está correto?


Farias
Celio Farias

Celio Farias

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 16 agosto 2012 | 18:41

>>Placido, realmente o meu Nire anterior era 331, entretanto o novo NIRE é Oculto-9, e pesquisando na internwet, achei uma materia em Powerpoint a qual não consegui anexar no forum, mas segue abaixo um trecho:

Novidades da Versão 3.5 – CNPJ

O Evento 257 será classificado como Evento de Deferimento exclusivo e isolado, não combinando com outros Eventos.

Por exemplo:
Um ato de alteração de Natureza Jurídica (Evento 225) não será necessário coletar o Evento 257.

A partir da Implantação da Versão 3.5 CNPJ, o povoamento do NIRE, na base CNPJ, será feito de forma totalmente automática, quando do deferimento do pedido. Desta forma, esse Evento será mantido, somente para o contribuinte informar pontualmente, algum erro de NIRE na base CNPJ

>>Embora eu esteja usando a vs. 3.4 do CNPJ, interpletei o tópico acima como dispensavel o evento 257, e dai surgiu minha duvida, colocar ou não esse evento?

>>Na sua opinião caso eu não inclua esse evento (257) meu DBE sera indeferido?

Farias
Celio Farias

Celio Farias

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 17 agosto 2012 | 08:38

>Amigo Placido, fiz conforme vc informou, inceri os eventos 220-221-225-230-247, entretanto igual aconteceu com vc apareceu a seguinte informação:

O evento 225, indicando a troca da natureza jurídica 213-5 p/ a natureza jurídica 206-2 ou a troca da natureza jurídica 206-2 p/ a natureza jurídica 213-5, exige a prática dos eventos 220 e 257.

>>O que será que esta dando errado? Como fez para resolver?
>>Por gentileza, vc ou alguem do forum ajude-me!

Farias
Plácido Júnior

Plácido Júnior

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 17 agosto 2012 | 10:57

Farias, o evento 257 refere-se a mudança do numero do nire, e a transformação fatalmente há mudança do nire, no cnpj 3.4 é obrigatorio ter os eventos 220 e 257. ocorreu comigo qdo segui as informações equivocadas de um outro amigo(pode ser verificado nos postes anteriores)

Plácido Júnior , auxiliar contábil
[email protected]
Celio Farias

Celio Farias

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Sábado | 18 agosto 2012 | 13:16

>Amigo Placido, fiz conforme vc informou, inceri os eventos 220-221-225-230-247,e agora inceri o evento 257 porém continua com a seguinte informação:

O evento 225, indicando a troca da natureza jurídica 213-5 p/ a natureza jurídica 206-2 ou a troca da natureza jurídica 206-2 p/ a natureza jurídica 213-5, exige a prática dos eventos 220 e 257.

>>O que será que esta dando errado?
>>Ao registrar na junta comercial essa alteração de EI p/ Ltda, foi criado um novo NIRE,a qual coloquei na FCPJ e ao consultar na Jucesp esse novo Nire, a pesquisa não retornou nenhum resultado, ou seja aída não houve a indexação no sistema.Será que é por isso que não estou conseguindo gerar o DBE?
>>Por gentileza, vc ou alguem do forum ajude-me!

>>Preciso gerar a DBE!!

Farias
Celio Farias

Celio Farias

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Domingo | 19 agosto 2012 | 10:07

>>Pessoal, após refazer novamente o processo de DBE de transformação de EI p/ Ltda,além dos eventos 220-221-225-230-247 e incluir o evento 257, deu certo, o DBE finalmente foi gerado!
>>Agradeço a todos pelo empenho em ajudar!

Farias
Anderson Johanson

Anderson Johanson

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 22 agosto 2012 | 17:00

Como já disseram os colegas, este processo de transformação é totalmente legal e simples. No site da Junta Comercial você encontra todas as informações necessárias para transformação de empresário para Sociedade Ltda. Eu particularmente já fiz esse processo e tudo correu normalmente, tanto na JUCEES como na RFB e na Secretaria da Fazenda Estadual.
1 abraço

Klevelan

Klevelan

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Administrativo
há 11 anos Quinta-Feira | 23 agosto 2012 | 21:24

Acabei de fazer essa operação.

Utilizei os seguintes eventos.

202 – Alteração de pessoa física responsável perante o CNPJ.
220 – Alteração do nome Empresarial.
225 – Alteração da Natureza jurídica.
257 – Alteração do numero de registro no órgão competente.

No QSA Utilizei Apenas entrada de Sócios.
Um como Sócio administrador e outo como apenas Sócio.

LEONARDO VICENTE DE CASTRO

Leonardo Vicente de Castro

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 5 setembro 2012 | 11:07

Gostaria de ajuda dos amigos pois to fazendo a alteração de um MEI e ao color o evento 257 da conflito com os demais eventos 220,211,244,257. Na versão anterior 3,4 não dava problema mas, 3,5 da dando.

Leonardo Vicente
Contador
(21) 9471-6710/3602-8249
Niteroi RJ
Nathercia Coelho

Nathercia Coelho

Bronze DIVISÃO 4, Gerente Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 6 setembro 2012 | 11:38

bom dia,
wilson fernando?!!!?
estou precisando de uma ajudinha....
em relação a dbe, como devo preencher uma dbe de transformação de individual para limitada!?!?!?
eu posso incluir mas algumas alterações junto?!?!?
agradeço,

Nathércia Coelho
Plácido Júnior

Plácido Júnior

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 6 setembro 2012 | 12:02

Nathercia Coelho
não sou o wilson fernando, mas acho que posso ter ajudar.
a transformação de EI para LTDA e vice-versa. não pode haver alteração de dados da empresa, essas alterações seram efetuadas no ato anterior ou posterior à tranformação.

Quanto ao DBE se você já fez outras alterações depois da tranformações, pode colocar no DBE, e informar as datas de cada ato.

Plácido Júnior , auxiliar contábil
[email protected]
Simone Matheus

Simone Matheus

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 6 setembro 2012 | 15:02

Boa tarde a todos....então nos casos de transformação de EI em LTDA, não vamos mais usar o evento 257?? Vou tentar mandar para ver se defere....

Tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
Simone Matheus

Simone Matheus

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 6 setembro 2012 | 15:27

Obrigada Plácido.....consegui transmitir....agora é razar pra deferir....bom feriado!!!

Abçs,

Tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
Nathercia Coelho

Nathercia Coelho

Bronze DIVISÃO 4, Gerente Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 7 setembro 2012 | 16:44

placido junior...
e em relação ao qsa?!??!
como devo preencher pois quero incluir uma pessoa na empresa mas essa pessoa vai ser o representante legal da empresa e a que era antes vai ficar apenas como sócia!?!?!

agradeço sua ajuda desde já...

Nathércia Coelho
ANNE

Anne

Bronze DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 11 setembro 2012 | 12:04

Então vc deve fazer a alteração no contrato eliminando o outro socio, assim vc vai tranformar em Empresario individual pq so vai restar vc!
Segue um artigo que explica melhor isso: "A transformação de sociedade Ltda para empresário individual ocorrerá na hipótese de unipessoalidade da Ltda, ou
seja, quando ultrapassado o prazo de 180 dias previsto no art. 1.033, IV CC sem que tenha sido recomposto o quadro
societário ou ainda, quando o único sócio tenha concentrado todas as quotas da sociedade sob a sua titularidade.
• Requerimento - preenchimento do cadastro web com o ato “alteração de outras cláusulas”. Gerar os requerimentos
capa, relatório de apoio e anexar:
• 3 (três) vias de alteração contratual de transformação de sociedade emrpresária Ltda em empresário individual,
respeitando as regras contidas na IN 98/DNRC, com as adequações constantes no modelo a seguir:
“Alteração Contratual nº__ de transformação em empresário
Nome empresarial (da sociedade):__________
(qualificação do sócio), único sócio da sociedade empresária limitada (qualificar a sociedade), sob o NIRE 352______, inscrita
no CNPJ sob o nº____ consoante a faculdade prevista no parágrafo único do art. 1.033, da lei 10.406/2002 (Código Civil),
resolve:
Cláusula Primeira:
Fica transformada esta Sociedade Limitada em Empresário, sob o nome empresarial de __________(nome completo), com sub
rogação de todos os direitos e obrigações pertinentes.
Cláusula Segunda:
O acervo desta sociedade, no valor de R$___(por extenso), passa a constituir o capital do Empresário mencionando na cláusula
anterior.
Para tanto, firma nesta mesma data, em documento separado, a solicitação de sua inscrição como empresário, mediante
formulário de Requerimento de Empresário.
Local e data, assinatura dos sócios”
• Certidões Negativas de Débito, caso a sociedade não esteja enquadrada como ME/EPP
• Poderá vir com o enquadramento de “ME/EPP” em doc. 3, com as assinaturas dos sócios, o que não eximirá, neste
caso específico, da apresentação das CND´s mencionadas.
• Demais documentos exigidos para o arquivamento de alteração.
• Comprovante dos pagamentos devidos (Gare no valor de R$ 54,00 e Darf no valor de 5,06)"

MARYELLEN CARVALHO

Maryellen Carvalho

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Administrativo
há 11 anos Quarta-Feira | 12 setembro 2012 | 18:08

Olá bom dia,
Ao procurar um contador para a abertura de uma empresa (EX. uma clinica) quais os documentos principais para a abertura e em quais orgãos/instituições o contador faz os registros?

Quais tributos incidem sobre o faturamento da clinica que atualmente fatura 20.000,00 por mês e quanto custa ao mês de acordo com esse valor?

Se tiver 2 funcionárias uma secretária e uma faxineira que recebem 622,00 quais os encargos e direitos trabalhista das funcionárias e qual o custo mês da folha de pagamento?


se poder me ajudar fico grata

Eduardo Jung

Eduardo Jung

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 20 setembro 2012 | 11:44

Estava alterando o contrato, de empresa LTDA para Empresario Individual, para isso preciso excluir o outro socio, passando suas cotas a um so (neste caso o administrador). Porem tenho duvida quanto a alteração nas clausulas do contrato:

6-3 – A responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social.

6-4- As quotas são indivisíveis e não poderão ser cedidas ou transferidas a terceiros sem o consentimento do outro sócio, a quem fica assegurado em igualdade de condições e preço o direito de preferência para a sua aquisição se postas a venda, formalizando, se realizada a cessão delas a alteração contratual pertinente.

6-5- As quotas sociais também não poderão ser caucionadas, empenhadas, oneradas ou gravadas total ou parcialmente a qualquer titulo, sem autorização do outro sócio.

Por se tratar de documento formal, nunca alterei elas..
E tambem gostaria de saber oque mais altera no contrato, ou é so prosseguir para o requerimento e a transformação.
Agradeço desde Já!

PETERSON

Peterson

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 20 setembro 2012 | 11:54

Bom dia Maryellen

Sugiro que procure um profissional contábil de sua cidade, pois a abertura da empresa envolve questões locais, como Alvará, Vigilância Sanitaria e ISS, além do relacionamento direto com o sindicato em questão.

Att

Ivone

Ivone

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 24 setembro 2012 | 10:25

Bom dia pessoal!

Estou tentando fazer um DBE de transformação de empresário individual para LTDA, quando eu coloco o evento 257 me retorna a mensagem: O evento 257 não permite o preenchimento do QSA. O que será que está acontecendo?

Simone Matheus

Simone Matheus

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 24 setembro 2012 | 10:35

Bom dia,Ivone,

O evento 257 não precisa mais ser usado. Use somente os eventos 202 220 222 e 225. Comigo deu certo!!!

Att,

Tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
Flor Cerqueira Vianna

Flor Cerqueira Vianna

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 25 setembro 2012 | 14:38

Nossa, muita informação ainda tão desconectada não é?

Como pode os órgãos que deveriam nos orientar estarem tão ou mais perdidos do que nós na questão MEI? !?!?

Sou do RJ e fui consultada por um MEI sobre transformação para LTDA.

De tudo que li nestes últimos dias este link do SESCON-RJ me pareceu o mais completo.

Inclusive as nossas discussões se limitam as alterações na JUNTA e na RF.

Acontece que tem a Prefeitura e o SESCON-RJ neste documento faz um alerta que "A princípio não há alteração automática dos dados;a prefeitura está informando que o MEI que migrar para Simples Nacional deveria dar Baixa no alvará de MEI sendo obrigada a emitir outro alvará como empresa normal, pagando taxa de R$ 565,00".

Fica aqui o alerta.

Vou pesquisar esta questão agora no site da Prefeitura.

http://www.sescon-rj.org.br/2008/imagem_arquivo/arquivos/924.PDF

Flor Cerqueira 
21 96702-1076 - whatsapp
[email protected]
instagram @florcontabilidade
Página 19 de 26

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.