x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 762

acessos 277.135

empresa individual para limitada

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 9 abril 2010 | 13:37

Egberto Araujo Farias!


Como disse nossa amiga Elisabete, com uma "pesquisa, voce pode aprender mais do que está procurando".

E, além disso, apenas com a leitura deste tópico mesmo, você encontrará todas as informações de que necessita.

Desta forma, faça uma atenciosa leitura neste mesmo tópico e verá, por exemplo, que o ofício que você está solicitando encontra-se a muito disponível para Download nesta postagem.
Se ainda julgar necessário, com a pesquisa em nosso Banco de Dados encontrará muitas informações úteis.


Bons estudos!

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 9 abril 2010 | 13:39

Boa tarde Regina Celia Malheiro!


As mesmas informações passadas para o amigo Egberto Araujo Farias, servem para você.

Faça uma anteciosa leitura nesta mesma postagem ou efetue uma pesquisa em nosso Banco de Dados.
Desta forma, encontrará todas as informações de que necessita e aprenderá muito mais do que espera.

Bons estudos!

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Jacyara Alves da Silva

Jacyara Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 14 anos Sábado | 10 abril 2010 | 22:05

Regina,

A alteração contratual onde sai um dos dois sócios, é essencial. Que só um fique de posse de todas as cotas do capital social, é condição; nesse caso específico onde a sócia que sairá detém só 1% do capital, a apresentação das CNDS é dispensada. Arquivada a alteração na Junta, aí sim, vc pode protocolar a transformação.
No site de qualquer das Juntas (sugiro Sergipe - https://www.jucese.se.gov.br)
além dos modelos, vc encontrará muitas informações.
Tente e qualquer outra dúvida, retorne.

Jacyara Alves da Silva

Jacyara Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 15 abril 2010 | 18:18

Regina,

Se a Individual (Empresário) que será transformada, não estiver enquadrada na Junta Comercial, como ME ou EPP, vc precisará sim, juntar as CNDS (INSS-FGTS-RFB e DAU - as 02 últimas, conjuntas).
Caso não esteja, sugiro que o faça antes da transformação, já que trata-se de um ato que não precisa de taxas na Junta Comercial. Qualquer dívida que porventura exista, será "transportada" para a sociedade resultante da transformação, já que esta assume o ativo e o passivo do Empresário.
Qualquer dúvida, retorne.

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 15 abril 2010 | 18:38

Boa noite Ewerton da Silva Martins!!


Em primeiro lugar gostaria de lhe dar as Boas Vindas em nome de todos aqui do Fórum.
É um prazer tê-lo aqui e espero que goste do nosso Fórum, aprenda muito e nos ajude ainda mais.

Em relação à sua dúvida, faça uma atenciosa leitura nas 07 (sete) páginas deste post e, certamente terá todas as suas dúvidas sanadas.


Se mesmo assim ficar com dúvidas, faça uma pesquisa sobre o assunto em nosso Banco de Dados, que está rico em informações.

Aconselho você a dar uma lida nas Regras do Fórum, pois não é permitido postar sem antes fazer uma pesquisa.


Caso persistirem as dúvidas, volte a postar.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Sábado | 17 abril 2010 | 10:23

Bom dia Valdirene Apolinario Alves!


Em primeiro lugar gostaria de lhe dar as Boas Vindas em nome de todos aqui do Fórum.
É um prazer tê-la aqui e espero que goste do nosso Fórum, aprenda muito e nos ajude ainda mais.


Antes de iniciar o uso do Fórum Contábeis "a todo vapor" (rrsss), aconselho você a dar uma lida nas Regras do Fórum.
Desta forma verá que, para iniciar um noto tópico:

1 - Como criar um novo Tópico

- Entre no departamento/sala onde deseja enviar uma mensagem, a relação das salas está na Página Principal do Fórum
- Leia os tópicos e faça uma pesquisa para verificar se já existe informações sobre sua dúvida.
- Se não encontrar resposta para seu problema, clique no botão Nova mensagem e preencha o formulário.
- Aproveite para ler outros tópicos e contribua com o Fórum respondendo.
- Você precisa estar cadastrado no Portal Contábeis e fazer o login para criar Tópicos.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Rafael Oliano

Rafael Oliano

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Administrativo
há 14 anos Segunda-Feira | 19 abril 2010 | 09:03

Bom dia a todos

Bom vê se vc pode me ajudar

Preciso arrumar um CNAE

Com essa descrição > "Fabricação de maquinas e equipamentos industriais, comercio de equipamentos de embalagens."

Procurei no site do cnae mas não vi nada especifico ai isso

Se vc poder me ajudar fico

Grato

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 19 abril 2010 | 17:37

Boa tarde Daniel Felipe de Lima Ramos!


Em primeiro lugar gostaria de lhe dar as Boas Vindas em nome de todos aqui do Fórum.
É um prazer tê-lo aqui e espero que goste do nosso Fórum, aprenda muito e nos ajude ainda mais.

Em relação à sua dúvida, aconselho você a fazer uma atenciosa leitura nas 07 (sete) páginas deste tópico.
Desta forma, além de verificar todas as informações necessárias e úteis sobre o processo de transformação, verá que já temos os referidos modelos disponíveis para Download e, verá também que esta alteração não é mais feita por ofício, e sim via Cadastro Sincronizado.


Lembe-se também de fazer uma atenciosa leitura nas Regras do Fórum, pois não é permitido postar sem antes fazer uma pesquisa (muito menos sem ler as mensagens do tópico onde postou).

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Felipe Madson D. Carolindo

Felipe Madson D. Carolindo

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 26 abril 2010 | 07:47

Bom dia Amigos!

Fiz uma alteração de Individual para Limitada, só que a empresa tem matriz e filial, a Matriz no Rio Grande do Norte e a Filial no Ceara. Fiz primeiramente da matriz e deu ecrto, quando fui tirar um CNPJ da Filial já tinha sido alterado O nome empresarial e a natureza Juridica. é necessario fazer um processo para filial?

Obs: Os socios não estao constando no Cnpj da Filial

Atenciosamente,

Felipe Madson

Peixoto

Peixoto

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 26 abril 2010 | 15:07

Boa Tarde Amigos...

Estou com uma duvida cruel nesse processo de transição de Empresario Ind. para Ltda., a duvida é a seguinte:

1) O Contrato Social deve ter um preâmbulo e uma clausula de Capital diferenciada, porém eu não sei como proceder no restante deve constar todas as clausulas como se fosse uma constituição ou uma consolidação?
é isso mesmo?

2)Se eu quiser eu posso fazer algumas alterações neste processo? um exemplo a alteração da Atividade e do Capital??

Obrigado




"Para adquirir conhecimento, é preciso estudar; mas para adquirir sabedoria, é preciso observar"
Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 3 maio 2010 | 09:26

Bom dia a todos !!


Foi publicado no DOU de 26.04.2010 (republicado em 28.04.2010) a IN DNRC nº 112, de 12 de Abril de 2010, que "Dispõe sobre o processo de transformação de sociedades empresárias, contratuais, em empresário e vice-versa, e dá outras providências".


Esta IN pode ajudar em várias dúvidas, como por exemplo, a dúvida do nosso amigo Lucas Peixoto (que também pode ser a dúvida de vários outros amigos).
Nosso amigo, em sua mensagem "Postada Segunda-Feira, 26 de abril de 2010 às 15:07:00" nos pergunta (dentre outras): "Se eu quiser eu posso fazer algumas alterações neste processo? um exemplo a alteração da Atividade e do Capital??"
De acordo com a referida IN, não é possível fazer outra alteração, além da alteração do nome empresarial e do capital social.
É o que estabelece o Artigo 5º desta base legal:

"Art. 5º No ato de transformação serão aceitas somente alterações relativas ao nome empresarial e ao capital".

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Peixoto

Peixoto

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 7 maio 2010 | 17:34

Caro Amigo - Wilson Fernando de A. Fortunato

Muito Grato pelas informações....


grande Abraço




"Para adquirir conhecimento, é preciso estudar; mas para adquirir sabedoria, é preciso observar"
anderson pinto gonçalves

Anderson Pinto Gonçalves

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 12 maio 2010 | 11:31

bom dia a todos do forum contabeis!
estou com uma empresa precisando fazer a alteração de individual para limitada, ja li os topicos postados no forum, mas gostaria de saber se n estado do rio de janeiro o processo é o mesmo que nosoutros estados,caso haja alguem do estado do rio de janeiro que ja efetuou esse tipo de alteração e possa tirar essa minha duvida serei muito grato.
obrigado a todos !

MARIA ZILDA SCOTTON

Maria Zilda Scotton

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 21 maio 2010 | 12:59

Prezados Colegas,

Gostaria de perguntar se algum colega saberia me informar com respeito a:
Sou sócia de uma sociedade como escritório contábil, o outro sócio decidiu deixar a sociedade, mas nós dois somos formados em ciencias contábeis - nivel superior. o Contrato social é registrado em cartório e no CRC
Pergunta:
Posso utilizar do item UNIPESSOALIDADE junto ao cartório
E decorridos 6 meses posso transformar esta sociedade em empresário, transferindo para a JUCESP. e como se comporta o CRC aceita??

E como fica a razão social : CONTINUA COM A MESMA RAZÃO SOCIAL antes utilizada na sociedade ou terei que usar meu nome pessoal
Agradeço a atenção e ajuda se algum já passou por esta experiência.

Gilberto Tibúrcio Junior

Gilberto Tibúrcio Junior

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 16 junho 2010 | 12:14

Olá.

Gostaria de parabenizar a todos pelas informações postadas até o momento.

Estão sendo de uma extrema importância.

Estamos prestes a dar entrada num processo de transformação de Individual para Ltda (Sociedade) (SP), e com certeza manterei todos informados de nosso progresso, para que meu êxito tambem seja de importância para os demais, assim como as informações postadas até o momento estão sendo para mim.

Parabéns a todos os usuários e aos moderadores pela organização.

Sandra Alves

Sandra Alves

Prata DIVISÃO 2, Assistente Administrativo
há 14 anos Quinta-Feira | 17 junho 2010 | 13:33

Meus Caros amigos...

Quero antes de mais nada parabenizá-los pelo forum...

Tenho uma duvida, estou fazendo a transformação de uma Firma Individual em Ltda.

Como vi neste forum, segui tudo direitinho, pelo que entendi, são dois processo... o de arquivamento da firma individual e o da constituição da empresa ltda.

O da firma individual, não tive duvida, agora a questão é na constituição da Ltda.

a) no Cadastro WEB, clico em Constituição/Cadastro de Sociedade Limitada, o Tipo de Registro é "Constituição Normal"? Se for Constituição Normal qual é a data de Inicio de Atividade que terei que informar?

b) O Contrato Social por transformação de Empresário é igualzinho o que está em anexo ao forum?

Agradeço

Abs

Sandra

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 21 junho 2010 | 13:17

Bom dia Thiago Herculis Gomes Barros!


Repare que você já fez este mesmo questionamento nesta postagem e, a mensagem foi excluída pela moderação.

Não obstante à isto, você tornou a repetir a mensagem.


Aconselho você a dar uma lida nas Regras do Fórum.
Desta forma verá que NÃO é permitido postar uma dúvida sem antes fazer uma pesquisa sobre o assunto.
Muito menos postar em um tópico sem ao menos ler as mensagens constantes neste.

Desta forma, faça uma atenciosa leitura em todas as 07 páginas deste tópico que você encontrará respostas para esta sua dúvida.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Ashley Wilhelm

Ashley Wilhelm

Iniciante DIVISÃO 1, Bancário(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 30 junho 2010 | 20:04

Tenho uma empresa que está em processo de transformaçao de Individual pra Ltda na JUCESP, o processo já foi deferido, ms ainda continua na Junta Comercial.
Porém a minha intençao é tirar meu nome da empresa, pois na verdade nao sou proprietária. Só que a empresa está com dívidas e tbm açoes trabalhistas.
Agora o novo socio tem cota de 90% e fiquei com 10% ms logo vao tirar minha parte. Alguém sabe se quando eu conseguir sair, todas as dívidas serao transferidas pros novos socios?? E quanto as açoes trabalhistas?

Agradeço quem puder tirar essa dúvida.

E Parabéns pelo Forum

Gilberto Tibúrcio Junior

Gilberto Tibúrcio Junior

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 5 julho 2010 | 19:11

Boa Noite Wilson e demais colegas

Vejam o artigo 7º da IN DNRC 112/2010, o qual reproduzo a seguir:

"Art. 7º As filiais mantidas terão seus cadastros reproduzidos, automaticamente, para o novo tipo jurídico, devendo constar do ato de inscrição ou de constituição. "

Considerando uma transformação de Empresário individual para Sociedade Ltda, eu entendi que no contrato social por transformação, além das adequações de cabeçalho, preambulo e clausula de capital, tenho também que mencionar quais são as filiais mantidas.., para que a Junta altere automaticamente sua Natureza Jurídica.

Vocês possuem a mesma interpretação?

Obrigado e boa noite a todos.

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 6 julho 2010 | 09:29

Bom dia Gilberto Tibúrcio Junior!!


Confesso a você que nunca tive a experiência de realizar uma transformação onde a empresa possui filiais, mas penso eu que você está correto em seu entendimento.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Gilberto Tibúrcio Junior

Gilberto Tibúrcio Junior

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 6 julho 2010 | 17:40

Oi Jacyara Alves.

Obrigado por responder. Fiz exatamente isso no contrato: Informei numa das Clausulas que "serão mantidas as seguintes filiais" e mencionei cada uma delas.

Dessa forma, conforme o art. 7º da IN 112, as filiais também serão alteradas quanto a natureza jurídica (Empresário para Soc. Ltda) e também quanto ao novo nome empresarial...automaticamente!

Ainda não dei entrada na Junta, mas quando o fizer, irei demonstrar o resultado... positivo ou negativo, a todos os colegas.

Contudo, preciso perguntar: Você me disse que estou certo porque também foi seu entendimento da IN 112 ou você já teve um caso prático como esse, onde a empresa possui filial e passou por transformação de empresário para soc. ltda?

Obrigado pela atenção.

Página 7 de 26

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.