x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 9

acessos 3.554

Inscrição Municipal

THIAGO OLIVEIRA

Thiago Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 7 abril 2016 | 08:45

Bom dia caro amigos,
Tenho uma Dúvida, meio que não é da área que eu trabalho, mais fique curioso!
Bom vamos la...
Tenho um parante que me ligou perguntou se eu sabia abrir inscrição municipal .. para ele emitir nota da prefeitura.Já tem cnpj ativo. Eu já falei que ia passar pra meu chefe, mais só que então eu fiquei curioso pra saber como que faz? alguém poderia ceder seu tempo e explicar pra mim?

Muito obrigado.

"Que os vossos esforços desafiem as impossibilidades, lembrai-vos de que as grandes coisas do homem foram conquistadas do que parecia impossível." (Charles Chaplin)
Marcelo Neves Sousa

Marcelo Neves Sousa

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 7 abril 2016 | 12:23

Boa Tarde!
Thiago Oliveira, o cadastro no sistema tributário estadual deve ser feito junto à Secretaria Estadual da Fazenda do seu Estado. Atualmente alguns estados possuem convênio com a Receita Federal que permite obter a Inscrição Estadual junto com o CNPJ por meio de um único cadastro.
Atenção: em alguns estados, a inscrição estadual deve ser solicitada antes do alvará de funcionamento.
Atenciosamente,
Marcelo Neves Sousa

Contador. Pós-graduado em Contabilidade, Auditoria e Controladoria. Especializando-se em MBA Profissional em Gestão Pública e Responsabilidade Fiscal.
Blog: http://amecontabil.blogspot.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/amecontabil
JUCA RIBEIRO

Juca Ribeiro

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 7 abril 2016 | 13:04

Bom a inscrição municipal é só juntar toda documentação de abertura da empresa (Contrato/CNPJ/Insc.Estadual se houver, junto com a documentação dos sócios e formulário da prefeitura (cada cidade tem o seu). Terá que verificar se tem agendamento........

Atenciosamente

Juca Ribeiro
Adm

"Quando vires um homem bom, tenta imitá-lo; quando vires um homem mau, examina-te a ti mesmo"
Confúcio
Marcelo Morais

Marcelo Morais

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 8 anos Quinta-Feira | 7 abril 2016 | 13:05

Boa tarde Thiago,

No caso, ele teria que levantar toda documentação (CNPJ, comprovante de inscrição estadual (se aplicável), contrato social e demais solicitados pela prefeitura) protocolar essa documentação e aguardar para que seja feito o cadastro na prefeitura. Após ele pode entre em contato novamente e através de requerimento, requerer, um usuário e senha para acesso a emissão de nota fiscal de prestação de serviços eletrônicas. Cada município varia seu modo de cadastro, emissão e liberação de tal usuário e senha. Acredito que quase não exita mais municípios onde se use o talão de notas fiscais ISSQN. Para mais informações acesse o site da sua prefeitura ou ligue, com certeza eles te informaram.

Atenciosamente,

Marcelo Morais
THIAGO OLIVEIRA

Thiago Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 4 maio 2016 | 13:01

Ok!
Muito obrigado a todos.

"Que os vossos esforços desafiem as impossibilidades, lembrai-vos de que as grandes coisas do homem foram conquistadas do que parecia impossível." (Charles Chaplin)
Bruno Alves

Bruno Alves

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 4 maio 2016 | 13:18

Bom dia a todos,

isso se aplica ao MEI também? abri um para meu tio e agora ele precisa emitir NF de prestação de serviço, ele trabalha com colocação de Tacos e está prestando serviços para uma empresa, é o mesmo procedimento? devemos ir a Casa do Empreendedor de Osasco e solicitar a insc municipal para emissão de NF?

Bruno Alves.

"Aprendendo com o próximo"

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 8 anos Quarta-Feira | 4 maio 2016 | 15:16

cada cidade tem um procedimento para abertura da inscrição municial, algumas são presencialmente, outras pela internet, algumas cidades de são paulo, são integradas com o sistema da jucesp, e vc pede pelo via rápida! vale verificar no site da prefeitura em questão para ver o procedimento !

FERNANDA VIEIRA

Fernanda Vieira

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 4 maio 2016 | 15:25

Primeiro de tudo entre no site do municipio e busque informações. Dependendo a atividade e o municipio tudo pode ser feito pela internet. Ou ligue na própria prefeitura para pedir informação.

Bruno Alves

Bruno Alves

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 4 maio 2016 | 16:58

Olá,

a minha é Osasco, conversei com uma amiga do legal, e ela disse que acredita que o de Osasco seja integrado com a Jucesp e já libera rapido pela internet mesmo...


Bruno Alves.

"Aprendendo com o próximo"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.