x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 3.776

vendas de livros igreja

LUCIANA

Luciana

Bronze DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 8 anos Segunda-Feira | 25 abril 2016 | 14:02

boa tarde, tenho uma Igreja e o Pastor quer comprar e vender livros sem fins lucrativos, atividade de igreja pode vender livros, eu tenho que fazer alguma alteração de atividade para a Igreja?

Obrigada
Luciana

Marcos Nunes

Marcos Nunes

Ouro DIVISÃO 2, Consultor(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 25 abril 2016 | 14:11

Boa Tarde,

A igreja é IMUNE. Mas somente na atividade de Templos Religiosos.

Essa venda de livros seria uma atividade de mercancia, sendo tributada. (O Livro é imune também, mas haverá receita);

Tem que fazer alterações nas atividades da mesma, e poderia compensar mais abrir um MEI, ou algo assim.

Foge do propósito da atividade que deve constar no Estatuto da Igreja! Tem que fazer até a alteração estatutária, portanto.

LUCIANA

Luciana

Bronze DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 8 anos Quarta-Feira | 27 abril 2016 | 08:04

Bom dia, no caso estava lendo o Estatuto e lá fala que Poderá comercializar publicações, através da Instituição desde que o produto seja revertido integralmente para a manutenção do próprio ministério. Mas minha dúvida ainda continua, a Igreja comprará em seu CNPJ e como será as vendas no caso, terá que ter saída, ou seria apenas um recibo quando vender?

Obrigada
Luciana

Marcos Nunes

Marcos Nunes

Ouro DIVISÃO 2, Consultor(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 27 abril 2016 | 09:04

Bom Dia
Luciana,

A igreja não fará emissão de notas fiscais, por exemplo. Pode fazer somente um documento interno ou recibo. Mas tem algumas condições, como preço de custo, não visar lucro, ser prática para a doutrina do templo, etc....

nada melhor que uma base jurídica para lhe explicar.

Leia esta consulta, irá sanar muita coisa

www.ibet.com.br



Abraços.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.