x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 7

acessos 3.118

Prestador de serviços em engenharia / técnica

Alex Carvalho

Alex Carvalho

Iniciante DIVISÃO 2, Engenheiro(a)
há 8 anos Terça-Feira | 31 maio 2016 | 11:56

Bom dia a todos

Tenho uma dúvida: preciso abrir uma empresa para prestar serviços na área técnica (engenharia / arquitetura). Sou engenheiro civil, e vou trabalhar no setor de estruturas, esquadrias, alumínio etc. Minha receita bruta é inferior a 180 mil / ano

Sei que temos o ANEXO VI do qual a alíquota é de 16,93% no simples, no entanto, quero ter a certeza de que poderia enquadrar outro CNAE como o exemplo o Anexo IV que possui alíquota de 4,5%.

Há alguma opção afim de reduzir essas alíquotas?

Atenciosamente,

Alex

Alex Carvalho

Alex Carvalho

Iniciante DIVISÃO 2, Engenheiro(a)
há 8 anos Terça-Feira | 31 maio 2016 | 15:49

Boa tarde,

Desde já agradeço a ajuda de todos.

Descobri no ANEXO 3 - CNAE 7119-7/03 - "Serviços de desenho técnico relacionados à arquitetura e engenharia" que o Fernando postou em outra ocasião neste fórum.

Basicamente meu trabalho envolverá desenhos, nem sempre caracterizará de um trabalho intelectual pois trata-se de algumas montagens previamente estipuladas e também algumas listas de materiais descritivas para o setor de suprimentos entre outras tarefas do gênero.

Como poderei descrever na nota fiscal esse tipo de trabalho?

Atenciosamente,

Alex

Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 31 maio 2016 | 16:34

Alex,

Se for somente desenhos e compensar, inclua ambas atividades no objeto e fique no Simples.

Quando prestar serviços de desenho técnico ai tributa anexo III, quando não, utilize o VI. Apenas verifique se é realmente viável.

Então, sobre essa atividade anexo III eu tinha conhecimento, mas estou curioso pelo exposto pelo colega Eric, sobre o anexo IV.

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br
Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 1 junho 2016 | 07:59

Eric,

Construção Civil no Simples vai para o IV, engenharia mesmo não tem como fugir do VI! rs

Mas em meio a tantas mudanças na Lei todos os dias, poderia ser que alguma situação nova tivesse aparecido.


Grato da mesma forma!


Ótimo dia para todos nós!

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.