x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 8

acessos 1.544

Tipo de Certificação Digital para Contador Mei

CAROLINA HAIDÉE

Carolina Haidée

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 1 junho 2016 | 16:27

Boa tarde!
Para ficar bem claro: sou uma contadora recem formada e aguardo meu numero do crc. A carteirinha já vem com o certificado digital, porem, demora muito para chegar. Como recebo meu numero do crc antes dela, posso adquirir um outro certificado digital que chegue antes para ir trabalhando e entregando as obrigações dos meus clientes? Se sim, qual o tipo de certificado que tenho que adquirir, o e-cpf ou e-cnpj? A Receita não sabe me responder, já tentei com eles e com o proprio crc e ninguem entende minha duvida… Obrigada

Carlos Alberto de Paiva Antonio

Carlos Alberto de Paiva Antonio

Prata DIVISÃO 4, Encarregado(a) Fiscal
há 8 anos Quarta-Feira | 1 junho 2016 | 16:35

Carolina Haidée,

Depende muito, mas no seu caso caberia o e-CPF. Lembrando que se você tem uma empresa constituída e a mesma responde como outorgante a seus clientes, sendo assim cabe a certificação pela modalidade e-CNPJ.
Utilizo a 3 anos o A1 nunca tive problema, alem da flexibilidade e segurança do compartilhamento do arquivo.

Se não me engano, mesmo depois de você ter recebido seu registro, você ira conseguir utilizar os dois certificados.

Espero ter ajudado.

CAROLINA HAIDÉE

Carolina Haidée

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 2 junho 2016 | 13:22

Boa tarde Carlos!

Sim, eu vou entregar com o meu CNPJ. Nesse caso então caberia o e-cnpj A1?
Desculpe a ignorância mas quando eu trabalhava em escritórios, eu entregava DCTF, EFDs dos clientes com o certificado do contador responsável, mas ele não era o dono do escritório; em determinada ocasião que fui entregar a GFIP - se não me engano - eu entregava com um certificado do escritório... Ai, quando fui pesquisar vi tanto certificado que buguei...rs

Carlos Alberto de Paiva Antonio

Carlos Alberto de Paiva Antonio

Prata DIVISÃO 4, Encarregado(a) Fiscal
há 8 anos Quinta-Feira | 2 junho 2016 | 14:08

Correto, são varias ocasiões que poderá utilizar os dois modelos. Só atentar quanto a relação do outorgado e de como vai ser utilizado.

Ex: procuração eletrônica, utilizo o e-CPF.

Mas na maioria dos casos ira utilizar o e-CPF, ate onde conheço de certificação. Mais volto a dizer, você ira utilizar os dois modelos, porem pelo que questionou no post acima, devera utilizar o e-CPF.

Em relação a certificação existe muita informação e na maioria das vezes parecida, os órgãos que são responsáveis por regular não consegue esclarecer as duvidas e acabam dificultando o acesso do contribuinte a este serviço.

Em primeiro momento como utilizaria o certificado?

CAROLINA HAIDÉE

Carolina Haidée

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 3 junho 2016 | 13:03

Boa tarde!!

Sim, isso mesmo, eles mais confundem que ajudam... É bem difícil trabalhar né, ainda mais quem esta começando...
À principio eu vou atender empresas pequenas, mas que possuem funcionários, simples e presumido. Então todas as obrigações tanto fiscais como trabalhistas eu irei entregar. O pessoal me fala da dificuldade para adquirir o pen drive da previdência por exemplo, que é mais fácil utilizar o certificado mesmo pela falta de garantia - nem protocolo de solicitação eles emitem. Eu consegui achar mais informações no site da certificadora Boa Vista, e me pareceu que o e-cnpj a1 e e-cpf a1 são bem semelhantes, além de terem o menor custo...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.