x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 8

acessos 1.544

Tipo de Certificação Digital para Contador Mei

CAROLINA HAIDÉE

Carolina Haidée

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 1 junho 2016 | 16:27

Boa tarde!
Para ficar bem claro: sou uma contadora recem formada e aguardo meu numero do crc. A carteirinha já vem com o certificado digital, porem, demora muito para chegar. Como recebo meu numero do crc antes dela, posso adquirir um outro certificado digital que chegue antes para ir trabalhando e entregando as obrigações dos meus clientes? Se sim, qual o tipo de certificado que tenho que adquirir, o e-cpf ou e-cnpj? A Receita não sabe me responder, já tentei com eles e com o proprio crc e ninguem entende minha duvida… Obrigada

Carlos Alberto de Paiva Antonio

Carlos Alberto de Paiva Antonio

Prata DIVISÃO 4, Encarregado(a) Fiscal
há 8 anos Quarta-Feira | 1 junho 2016 | 16:35

Carolina Haidée,

Depende muito, mas no seu caso caberia o e-CPF. Lembrando que se você tem uma empresa constituída e a mesma responde como outorgante a seus clientes, sendo assim cabe a certificação pela modalidade e-CNPJ.
Utilizo a 3 anos o A1 nunca tive problema, alem da flexibilidade e segurança do compartilhamento do arquivo.

Se não me engano, mesmo depois de você ter recebido seu registro, você ira conseguir utilizar os dois certificados.

Espero ter ajudado.

CAROLINA HAIDÉE

Carolina Haidée

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 2 junho 2016 | 13:22

Boa tarde Carlos!

Sim, eu vou entregar com o meu CNPJ. Nesse caso então caberia o e-cnpj A1?
Desculpe a ignorância mas quando eu trabalhava em escritórios, eu entregava DCTF, EFDs dos clientes com o certificado do contador responsável, mas ele não era o dono do escritório; em determinada ocasião que fui entregar a GFIP - se não me engano - eu entregava com um certificado do escritório... Ai, quando fui pesquisar vi tanto certificado que buguei...rs

Carlos Alberto de Paiva Antonio