x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 27.072

Venda de CNPJ, é permitido?

Rodrigo HA

Rodrigo Ha

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 8 anos Sábado | 18 junho 2016 | 18:20

Olá Amigos, sou novo por aqui...

Eu tenho 2 empresas:

1 - Empresa que está funcionando normal, está tudo certo com ela

2 - Uma empresa que abri tem 10 anos com um sócio que as coisas não aconteceram e a empresa ficou parada

a situação financeira na minha empresa obviamente pela crise não é das melhores e fui recorrer a um empréstimo com o banco.

o banco me negou pois a empresa numero 2, o meu sócio parece que não pagou alguma coisa ao mesmo , busquei todo o esclarecimento com o banco e ele não usou nada do CNPJ mas pelo CPF dele e ficou tudo vinculado.

a sugestão do gerente do banco é sair da empresa ou fechar para ele resolver o mesmo problema.

eu e meu sócio nos entendemos em fechar a empresa ou passar o CNPJ a frente (a empresa nunca emitiu uma nota fiscal nem teve funcionários, na verdade nunca funcionou só ficou aberta).

entretanto eu e meu sócio estamos sem dinheiro no momento para fechar a empresa, e ela me prejudica na minha empresa principal.

eu perguntei a algumas pessoas e elas me falaram para vender a empresa (CNPJ apenas pois não existe nada)...

eu vi casos similares no fórum porém era de pessoas que queriam comprar a empresa, o meu caso é diferente, eu quero vender simplesmente pelo fato de não ter dinheiro para fechar e ela me prejudicar.

explicado o meu caso, a minha dúvida enfim é: eu saindo da empresa, vendendo a mesma, se a pessoa que comprar fizer alguma coisa errada eu tenho alguma responsabilidade? Logicamente tirando tudo nos conformes do meu nome... não sei quem está comprando e não posso me responsabilizar pela mesma, e só retirando tudo do meu nome não tenho resido de possíveis problemas?

Marcelo Rosa

Marcelo Rosa

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Sábado | 18 junho 2016 | 22:52

se você vender a empresa 2 todo o risco será assumido por essa nova pessoa. você fica livre de tudo.
para a empesa 1 você só consegue o empréstimo se não foi avalista/fiador desta dívida e se o seu sócio não for sócio da empresa 1 também.

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 21 junho 2016 | 16:49

Rodrigo Ha
Boa tarde!

A venda da empresa (Cnpj) se dará por meio de uma alteração contratual, onde os atuais sócios venderão suas respectivas participações (cotas de capital) a terceiros e estes se tornarão os novos responsáveis pela pessoa jurídica, lembrando que as devidas alterações deverão ocorrer em todos os orgãos em que a empresa está constituída.

Caso a venda das cotas ocorra em valor superior aos registrados na constituição, deverão os sócios (vendedores) recolher o Imposto de Renda sobre o ganho de capital.

Encontrará neste Fórum mais detalhes sobre, para isso não deixe de fazer uma Pesquisa.

Att..

"100% focado onde houver 1% de chance"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.