x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 5

acessos 428

Transferência de Contador

Vivian Alencar

Vivian Alencar

Iniciante DIVISÃO 5, Operador(a) Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 27 junho 2016 | 21:41

Olá,

Sou iniciante na área contábil e gostaria de informação referente a transferência de contador.
Um cliente me procurou para abertura de uma empresa de prestação de serviços. E eu o fiz, na Junta Comercial, na prefeitura e na Receita Federal. Até aí tudo correndo normalmente. Então agora no próximo mês que ele vai emitir a primeira nota fiscal, ele decidiu que vai mudar de contador. Me disse que já cumpri com minha obrigação de abrir a empresa.
Então eis a questão ele não havia assinado o contrato de prestação de serviços que redigi. Gostaria de saber :

1)Se existe um contrato de prestação de serviços que cuja abrangência seja a exclusiva abertura da empresa
2)Como faço a transferência para o novo contador dos registros na prefeitura e receita federal
3)Transferência de Responsabilidade Técnica(Eu tenho CRC, mas como contadora e não como escritório, tendo visto que não registrei a responsabilidade técnica no CRC)

Se puderem me ajudar agradeceria muito!

Vivian Alencar
Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 28 junho 2016 | 07:28

Vivian, bom dia

1 - Sim, existe. Basta ajustar o contrato aos moldes do que está sendo feito e esclarecer tudo. Não é o habitual essa prática, mas existem sim serviços avulsos.

2. As alterações de contador na Receita são feitas via coleta WEB, sendo que a Procuração Eletrônica pode ser feita pelo E-CAC ou "papel".
Quanto a Prefeitura, cada uma tem sua forma de vincular o contador.

3. Aconselho verificar os procedimentos exatos, mas basicamente: fazer corretamente a transferência de responsabilidade técnica, carta de responsabilidade administrativa e contrato de prestação de serviços.

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br
Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 28 junho 2016 | 14:00

Vivian,

Vale citar que sua responsabilidade vai até a competência que você foi responsável técnica, ou seja, as declarações e demais obrigações necessárias, até o período em que você era contadora precisam ser entregues.

Analise bem o período de responsabilidade técnica e faça o Distrato de Prestação de Serviços Contábeis.

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.