x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 15

acessos 75.345

Abertura de Filial de Igreja Evangélica

Luiz Gonçalo Durans Tavares

Luiz Gonçalo Durans Tavares

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 22 abril 2009 | 20:21

Boa noite.
Gostaria de tirar algumas dúvidas sobre abertura de filial de Igreja Evangélica.
1- É necessário outra ATA Registrada em Cartório para essa abertura de filial?
2- Se for o caso de outra ATA para a filial, os participantes serão os mesmos da 1ª ATA de Constituição da Igreja?
3- Quais os documentos necessários para a abertura desta filial?
4- Os procedimentos junto a Receita Federal são os mesmo da feita na abertura da Matriz desta Igreja?
Agradeço muito se alguém poder tirar essas dúvidas.
Boa noite a todos!

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 23 abril 2009 | 22:23

Boa noite Luiz.

Pergunta - 1- É necessário outra ATA Registrada em Cartório para essa abertura de filial?

Resposta - Sim é necessário.

Pergunta - 2- Se for o caso de outra ATA para a filial, os participantes serão os mesmos da 1ª ATA de Constituição da Igreja?

Resposta - Todo e qualquer templo religioso, tem uma diretoria. Essa diretoria mais os interesados na abertura da filial e convidados, é que serão os participantes da ATA da constuição da filial do Templo religioso em pauta.

Pergunta - 3- Quais os documentos necessários para a abertura desta filial?

Resosta - Para registro no orgão competente são necessários a Cópia dos Estatutos e a ATA da Assembleia que constituiu a filial propriamente dita e CPF dos responsaveis.

Pergunta - 4- Os procedimentos junto a Receita Federal são os mesmo da feita na abertura da Matriz desta Igreja?

Resposta - Sim, são mesmos.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Luiz Gonçalo Durans Tavares

Luiz Gonçalo Durans Tavares

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 27 abril 2009 | 15:51

Boa Tarde Luiz José.
Obrigado por tirar essas dúvidas.
Aproveitando a oportunidade, gostaria de lhe fazer outras perguntas.
1 - Onde posso conseguir uma procuração para dar poderes a alguém abrir o C.E.I.?
2 - Posso adequar a procuração de P.F. que a Receita Federal disponibiliza?
3 - Caso não, onde posso um modelo para esse fim?
Desde já agradeço as respostas das perguntas acima.

ADEMIR GUERRA

Ademir Guerra

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 15 anos Sábado | 13 junho 2009 | 08:30

1 - Onde posso conseguir uma procuração para dar poderes a alguém abrir o C.E.I.?

R- O CEI é uma inscriçao feita diretamente no site da previdencia. Se vc tiver todos os documentos que pede la, nao precisa de procuração

Rafael Desconsi

Rafael Desconsi

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Mercado
há 14 anos Terça-Feira | 8 dezembro 2009 | 23:59

Olá, tenho mais uma dúvida sobre abertura de filiais de igrejas, a ata de constituição deve ser lavrada na matriz e registrada na cidade da matriz e depois registrada em cada cidade onde é aberta a filial ou somente onde a matriz é registrada?

Edson Marcos Bomfim

Edson Marcos Bomfim

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Sábado | 2 abril 2011 | 11:22

A minha dúvida :
qual o passo a passo da Igreja Matriz no Rrio de Janeiro, quanto aos registros civis.
qual o passo a passo da Igreja Filial no Rio Grande do Sul, idem, idem.]
Atenciosamente e me sinto honrado de estar junto a Vós.

nadjane lima

Nadjane Lima

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 9 junho 2011 | 14:10

Para abrir uma igreja filial, observar o estatuto da matriz , se diz que o mesmo é para todas as filiais, então é só tirar a copia do estatuto , autenticar as folhas, fazer uma ata e abrir a filial essa ata deve ser registrada em cartorio.
Para abrir uma matriz é necessario fazer o estatuto da igreja, a ata, qualificação de diretores e lista de membros, assinados e registrado em cartorio e assinatura de um advogado, depois fazer a inscrição do cnpj na receita federal.
as questões municipais tem que pedi a autorização a prefeitura, e corpo de bombeiros que cada estado tem um procedimento diferente, que deverá ser o primeiro a ser feito ,pois se tiver algum problema não poderá fazer a inscrição do cnpj que é sincronizado.

Espero ter ajudado!

Charles R Matias

Charles R Matias

Bronze DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 3 agosto 2011 | 08:12

olá bom dia,gostaria que vcs me ajudassem nas sequintes questões:
Estou presisando alterar o endereço de uma igreja e abrir uma filial,como ja foi dito para abrir uma filial é necessario apenas uma ata com o nome dos membros que consta no estatuto e os interessados e o endereço da filial...
1 - E para alteração do endereço é o mesmo procedimento somente a ata?

obs:(o estatuto permite abertura de filiais!)

2 -A filial deve ser registrada no cartório da cidade onde será instalada?ou na cidade onde foi registrado o estatuto?

3 - Existe um padrão da ata de abertura de filial e/ou alteração de endereço?

Por gentileza se alguém tiver algum material que possa me ajudar nesse sentido,do tipo um modelo de uma ata em questão por exemplo!

@Oculto

desde já agradeço a todos que possam me ajudar!!!

nadjane lima

Nadjane Lima

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 3 agosto 2011 | 09:53

oi, se vc observar o colega luiz josé responde suas perguntas logo acima.


1 - E para alteração do endereço é o mesmo procedimento somente a ata?
R. deverá ser feita uma ata registrada em cartório, eu aconselho trocar o endereço do estatuto também .

obs:(o estatuto permite abertura de filiais!) se no estatuto consta que através dele será aberto filiais , poderá usa-lo para todas as filiais.

2 -A filial deve ser registrada no cartório da cidade onde será instalada?ou na cidade onde foi registrado o estatuto?
R. registre a ata no local que foi feito o estatuto

3 - Existe um padrão da ata de abertura de filial e/ou alteração de endereço?

R. não, são iguais só muda o conteúdo da ata

espero ter ajudado!


eliane dos santos pires

Eliane dos Santos Pires

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Escritório
há 11 anos Sexta-Feira | 26 outubro 2012 | 18:41

boa tarde alguem poderia me ajudar tenho duas filias de uma igreja que tem sede em outro estado, estou solicitando a inscriçao municipal no municipio de salvador o que quero saber se tem que ter uma ata de abertura dessas filias para enviar essa informaçao para receita federal ou somente com o estatudo eu posso soliciatar a incriçao.

Amaro |

Amaro |

Prata DIVISÃO 2
há 11 anos Sexta-Feira | 26 outubro 2012 | 18:51

Olá Eliane boa tarde , primeiramente você deverá providenciar a lavratura da Ata de Assembléia Geral deliberando sobre a a abertura da(s) filiais. Após o registro desta(s) você irá solicitar o CNPJ filial junto a Receita Federal, e partir de então você de posse da Ata deliberativa irá o órgãos da prefeitura municipal e fazer a devida inscrição no município entre outros procedimentos, tais como: alvará de funcionamento e isenção de IPTU.
Persistindo a dúvida, retorno o contato.

Ricardo Pimentel

Ricardo Pimentel

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 8 maio 2013 | 17:52

Aproveitando o tópico.
Quando uma igreja for abrir uma filial em outro município no mesmo Estado, é necessário fazer um novo registro da ata que foi efetivada no cartório da comarca onde estará a filial?

jeferson mendes

Jeferson Mendes

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 10 anos Sábado | 18 janeiro 2014 | 02:13

Gostaria de saber mais sobre essa questao de abertura de filiais......pois a minha igreja tem algumas congregaçoes em outras cidades e estados e gostaria de saber como proceder legalmente e juridicamente sobre as mesmas.

grato,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.