x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 365

Tipo de Sociedade

Nay Viana

Nay Viana

Iniciante DIVISÃO 2, Secretária
há 8 anos Quarta-Feira | 6 julho 2016 | 12:01

Bom dia, gostaria muito da opinião de vocês , e espero que entenda meu caso, porque estou num dilema que so. Para comerçamos eu recebi uma proposta tentadora , a esposa do meu chefe possui uma loja de roupa e me oferceu esta completa e tem ate roupas se eu pegasse uma divida de carne, ai e muito tentadora mesmo uma otima oportunidade de negocio so que eu trabalho e para manter os gastos ia ser complicado , entao pensei em uma sociedade para eu nao sair do meu serviço , e ofereci a minha cunhada e ela tem cnpj , mais nao tem dinheiro para entrar comigo, no caso ofereceu o trabalho de seg a sext, para mim tudo bem , so que ai veio as duvidas nao pensei direito,
no caso uma sociedade tem que ter a metade, e divide os lucros e dividas correto?
No meu caso eu vou da o dinheiro para comprar mais roupas, como fica a parte dela? Dizendo que nao tem dinheiro
Ela tambem e considerada socia, mesmo com o trabalho ?
Se ela entrar dessa forma, o lucro tbm vai ser divido com ela?
E se ela resolve sair da empresa a divida como fica? Ela tem direito de algo?
Qual a melhor maneira no meu caso de fazer uma proposta a ela?
Qual o cargo ela pode ter em minha empresa com essa condiçao dela?
Socio investidor e socio trabalhador, como funciona isso?
Estou perdida , me aconselharam a pagar um salario a ela , e ela ser minha funcionara, no meu caso nao tenho dinheiro agora e possuo carteira assinada .

Preciso muito da opiniao de voces
OBG

WAGNER JOSE PIMENTEL DE ABREU

Wagner Jose Pimentel de Abreu

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 6 julho 2016 | 14:33

Nay Viana,

Numa sociedade não existe a obrigação dos sócios terem a mesma quantidade de capital investido, no seu caso específico você pode dividir o capital da seguinte forma: 99,99% do capital será seu e 0,01% do capital será dela.

Dessa forma a divisão de lucros também será na mesma proporção.

Como ela vai trabalhar de fato na empresa deverá receber um pro-labore, de um valor compatível com o que se paga no mercado para as atividades que ela vai desempenhar.

Abraços,

WAGNER ABREU
Contador - CRC-RJ 095334/O-2
DANIEL ALBUQUERQUE

Daniel Albuquerque

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 7 julho 2016 | 07:43

Nay Viana,

Concordo com o colega acima, para deixar a situação mais clara, voce tem que ver a situação real dessa loja qual o seu faturamento, verificar se todas as obrigações esta em dias pois não e muito aconselhável voce entrar em um negocio sem saber de fato a real situação dela, procure um contador da sua cidade converse com o mesmo para fazer um planejamento tributário, ver quais são as suas necessidades.

Agora no caso da sua cunhada, pode ser feito voce assinar a ctps dela ela ser sua funcionaria sem nenhum problema.

Tú se tornas ETERNAMENTE responsavél, por aquilo que cativas!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.