x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 2.206

Encerramento de matriz, transformando a filial em matriz

Vandersil Bissoli

Vandersil Bissoli

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 12 julho 2016 | 12:53

A todos um bom dia!

tenho uma questão onde através de pesquisas na internet eu identifiquei uma solução, mas o escritório que nos assessora diz o contrário; a questão é seguinte:
1-) temos uma empresa onde a matriz foi aberta em Florianópolis-SC;
2-) abrimos uma filial em São Paulo-SP;
3-) com o passar do tempo todo o negócio passou a ser realizado por SP, inclusive todos os funcionários estão registrados em SP;
4-) pretendemos fechar a matriz de SC e transformar a filial como nova matriz.

Pelas minhas pesquisas, eu poderei transformar a filial em matriz através das alterações contratuais informando essa mudança, e após isso encerraria a matriz (senão me engano através do evento 246 da receita Federal), porém o escritório informou-me que isso não é possível, que teríamos que encerrar a matriz, alterarmos a situação da filial para matriz, transferirmos todos os funcionários da matriz para filial e pronto. Isso tudo porque o escritório nos afirma que a matriz é obrigatório a ter a extensão 0001 no CNPJ, sendo que o ATO DECLARATÓRIO EXECUTIVO RFB Nº 34, DE 23 DE AGOSTO DE 2007 afirma que não existirá mais essa vinculação.

Por gentileza poderiam me orientar de que maneira eu realmente poderei fazer essa alteração?

Antecipadamente agradeço a todos que dedicarão a me auxiliar.

Vandersil Bissoli

CRISTINA CAMARGO

Cristina Camargo

Prata DIVISÃO 1
há 8 anos Quinta-Feira | 14 julho 2016 | 11:53

Bom dia!

Eu poderei transformar a filial em matriz através das alterações contratuais informando essa mudança, e após isso encerraria a matriz?
Sim, poderá seguir este procedimento, porém deverá harmonizar todos os atos no DBE, JUCESP e contato social.
Quando selecionar o ato 246 automaticamente irá aparecer o ato de alteração de atividade, mesmo que não irá alterar. Deverá também alterar o endereço.


Att,
Cristina.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.