x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 597

Desenquadramento Mei

LUCIANA

Luciana

Bronze DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 8 anos Terça-Feira | 12 julho 2016 | 13:24

Boa tarde, estou com uma dúvida de um Mei, ele está com um faturamento de 51.000,00 e irá faturar valores altos para os proximos mês, então gostaria de desenquadrar esse Mei para passar para ME e recolher os tributos no simples nacional. como faço esse desenquadramento para ser para o Mes subsequente, assim, passar a recolher o DAS a partir do mês que vem,subsequente. minha preocupação é eu desenquadrar e ter que recolher o DAS desde janeiro de 2016 retroativo em cima desse 51.000,00. como poderia proceder neste caso se alguém puder me ajudar agradeço desde já.


Luciana

Thiago Castro

Thiago Castro

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 12 julho 2016 | 15:02

http://www.portaldoempreendedor.gov.br/perguntas-frequentes/duvidas-relacionadas-ao-microempreendedor-individual-1/11-desenquadramento

ITEM 11.7 do LINK


11.7 - Em que situações ocorrerá o desenquadramento automático como MEI?
Será desenquadrado automaticamente como MEI o Microempreendedor Individual que promover a alteração de dados no CNPJ que importem em:

a) Alteração para natureza jurídica distinta de empresário individual a que se refere o art. 966 da Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002 (Código Civil);

b) Inclusão de atividade econômica não permitida pelo CGSN (ver Anexo XIII - Atividades Permitidas ao MEI - Resolução CGSN nº 94/2011);

c) Abertura de filial.

Notas:
1. Os efeitos do desenquadramento dar-se-ão a partir do mês posterior ao da ocorrência da situação impeditiva.

Exemplo: Em maio/2012 o MEI efetua alteração no CNPJ incluindo atividade não autorizada ao MEI (ocupação não constante do Anexo XIII da Resolução CGSN nº 94/2011) com data de evento informada de 15/03/2012. O desenquadramento será realizado automaticamente com efeitos a partir de 01/04/2012.

2. O contribuinte pode confirmar o desenquadramento acessando o serviço consulta de optantes disponível no portal do Simples Nacional.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.