x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 1.205

Certificados Digitais: e-CPF x e-CNPJ - Qual a utilização de

LEONARDO S C

Leonardo s C

Prata DIVISÃO 1
há 7 anos Quarta-Feira | 3 agosto 2016 | 20:25

Estou formalizando uma empresa do Simples Nacional
atividade de comércio e serviço.
Estou com dúvidas quanto o certificado digital que a empresa deverá adotar e o contador (eu).
Preciso passar uma orientação ao cliente (empresário).

Sou contador e precisei fazer há um tempo atrás meu e-CPF A1 de urgência, mas pretendo em breve adotar um A3, por exigência da ECF e também da Junta Comercial de MG.
Minha dúvida é em relação a necessidade de um e-CNPJ e um e-CPF, qual a hora certa de utilizar cada um.
Sei que o e-CPF deve ser adotado pelo sócio-administrador, assim como pelo contador.

Mas quando é necessário um e-CNPJ ou quando ele se torna essencial?
Porquê adota-lo? Ou devo orientar o empresário a utilizar apenas o e-CPF?

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 4 agosto 2016 | 07:18