x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 1.205

Certificados Digitais: e-CPF x e-CNPJ - Qual a utilização de

LEONARDO S C

Leonardo s C

Prata DIVISÃO 1
há 7 anos Quarta-Feira | 3 agosto 2016 | 20:25

Estou formalizando uma empresa do Simples Nacional
atividade de comércio e serviço.
Estou com dúvidas quanto o certificado digital que a empresa deverá adotar e o contador (eu).
Preciso passar uma orientação ao cliente (empresário).

Sou contador e precisei fazer há um tempo atrás meu e-CPF A1 de urgência, mas pretendo em breve adotar um A3, por exigência da ECF e também da Junta Comercial de MG.
Minha dúvida é em relação a necessidade de um e-CNPJ e um e-CPF, qual a hora certa de utilizar cada um.
Sei que o e-CPF deve ser adotado pelo sócio-administrador, assim como pelo contador.

Mas quando é necessário um e-CNPJ ou quando ele se torna essencial?
Porquê adota-lo? Ou devo orientar o empresário a utilizar apenas o e-CPF?

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 4 agosto 2016 | 07:18

Prezado Colega, em principio o fundamental e possuir tanto voce como seu cliente o Certificado e-CPF, preferencialmente o A-3, pois e mais vantajoso em termos de custo/beneficio, tao logo se tenha os mesmos, fazer logo a procuraçao eletronica., pois assim voce podera fazer todos os procedimentos junto ao e-CAC, com relaçao ao seu cliente, bem como negociar parcelamento, enviar declaraçoes, emfim tudo, conforme consta da declaraçao eletronica. ATENÇAO; Adote uma so senha, oriente os clientes a adotarem a mesma com isso facilitara seu serviço, ou fique com o cartao do cliente e a senha, depende do tipo de cliente, essa colocaçao, minha sugestao e para facilitar e agilizar seus serviços. Tao logo possua o Cartao, providencie tambem a procuraçao da CEF da conectividade, sem ele a coisa nao anda. Resumindo, ate o momento o e-CPF e usado para SRF e CEF, ja o e-CNPJ, serve tambem para as duas, e para as JUNTAS E CARTORIOS, mas o mais pratico para nosprofissionais e o uso de procuraçoes, Atençao; Para os contadores se possivel financeiramente o melhor mesmo e fazer um token, apesar de ser mais caro, poderemos usar o mesmo em qualquer computador o que facilita muito nosso trabalho, pois onde estivermos poderemos acessar o que nos interessa, inclusive numa visita ao cliente, isso nos dara muita credibilidade, pela funcionalidade do mesmo. Fortalece nossa imagem perante o cliente.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
LEONARDO S C

Leonardo s C

Prata DIVISÃO 1
há 7 anos Quinta-Feira | 4 agosto 2016 | 10:28

Obrigado Manoel,
Muito esclarecedor.

Pelo que entendi, o e-CNPJ ainda não é tão essencial quanto o e-CPF né?
As procurações que necessitarei no momento é da RF, CEF, Junta Comercial e Previdência.

Grato

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 4 agosto 2016 | 18:12

Obrigado colega pelo elogio, mas faço de coraçao, pois sempre fui muito auxiliado em minhas duvidas.

Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.