x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 7

acessos 455

Unipessoalidade - Prazo de 180 dias

JUCA RIBEIRO

Juca Ribeiro

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 16 agosto 2016 | 15:56

Boa Tarde Vitor,

Vou falar o que aconteceu comigo: Tem uma empresa que está desde 2015 unipessoalidade. Precisei fazer uma alteração da atividade, mas deu exigência na JUCESP. Tive que incluir um novo sócio e ai sair a alteração da atividade!

Atenciosamente

Juca Ribeiro
Adm

"Quando vires um homem bom, tenta imitá-lo; quando vires um homem mau, examina-te a ti mesmo"
Confúcio
Danielle Lins

Danielle Lins

Prata DIVISÃO 3, Advogado(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 17 agosto 2016 | 12:51

Vitor,

O prazo de 180 dias para recomposição da pluralidade do quadro de sócios é norma do Código Civil.

Quando você passa dos 180 dias sem a inclusão de um novo sócio, a empresa está irregular, e propensa a diversos problemas, como a própria dissolução da sociedade, até problemas com alterações cadastrais, como bem colocado pelo Juliano.

Espero ter ajudado.

Att,

Danielle.

Danielle Lins
Advocacia Empresarial
(Tributária e Societária)
E-mail: [email protected]
F: 11-98302-2910
FERNANDA FERREIRA

Fernanda Ferreira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 17 agosto 2016 | 12:59

Boa tarde Vitor Ferreira,

Segundo artigo 1033, IV, da lei 10.406/02, se a sociedade não se restabelecer no prazo de 180 dias, terá pena de dissolução.
Já tive cliente que ficou mais de 2 anos sem recompor o quadro e não aconteceu nada, assim como tive outro que acabou perdendo o registro em 10 meses.
Eu acredito que vai depender muito do relator que receber o processo.

Boa sorte!

Att,

FERNANDA FERREIRA DA SILVA

“Duas coisas só me deu o Destino: uns livros de contabilidade e o dom de sonhar.”
Fernando Pessoa
BRUNO

Bruno

Ouro DIVISÃO 2, Micro-Empresário
há 8 anos Quarta-Feira | 17 agosto 2016 | 13:05

Vitor Ferreira,

Segue enunciado da JUCESP.

Se continuar a operar com um só cotista além do prazo de 180 (cento e oitenta) dias, o fará como sociedade em comum, respondendo o sócio remanescente solidária e ilimitadamente.

JUCA RIBEIRO

Juca Ribeiro

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 17 agosto 2016 | 13:15

É Bruno, foi o que aconteceu com a empresa que eu estava fazendo a alteração.

Atenciosamente

Juca Ribeiro
Adm

"Quando vires um homem bom, tenta imitá-lo; quando vires um homem mau, examina-te a ti mesmo"
Confúcio

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.