x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 7

acessos 6.231

Alteração para colocar funcionario como Administrador

Maria Amalia Carneiro

Maria Amalia Carneiro

Bronze DIVISÃO 2, Não Informado
há 8 anos Sexta-Feira | 26 agosto 2016 | 21:02

Boa noite.

Tenho um cliente que quer colocar o funcionário dele como Administrador da empresa.

Gostaria de saber se e possível fazer isso, colocar um funcionário como administrador, mesmo ele não sendo sócio. Se for possível, eu teria
que fazer uma alteração contratual e teria que alterar na ctps do funcionário a função dele na empresa ?

Desde já agradeço.

José Carlos Alves França

José Carlos Alves França

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 26 agosto 2016 | 21:31

Maria Amalia, boa noite.

O empregado pode ser promovido para o cargo de gerente e o empresário pode outorgar-lhe uma procuração simples com firma reconhecida,
ou via cartório se for o caso, para isoladamente representar a sociedade.

(Procuração Administração de Empresa – Gerente)

PROCURAÇÃO

OUTORGANTE:
................. ( denominação ou razão social ), empresa estabelecida na cidade de ......., na rua ..........., Estado........, inscrita no CNPJ sob nº ..........., com seus atos arquivados na....... ( junta Comercial ou Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas ) sob nº ......., neste ato representada por seu sócio administrador........( nome completo ), ........ ( nacionalidade ), ..... ( estado civil ), ........... ( profissão ), CPF nº ......., Cédula de Identidade nº ............ ( nº e órgão expedidor ), residente e domiciliado na cidade de....., na rua ......., Estado de ......

OUTORGADO:
................ ( nome completo ),...... ( nacionalidade ), .... ( estado civil ), ..... ( profissão ), portador da cédula de identidade nº ......, expedida pelo .... ( órgão expedidor ), CPF nº ............, residente e domiciliado na cidade de....., na rua ......, nº ..., Estado de.........

OBJETIVO e PODERES:
Pela presente procuração, constituo o outorgado, com poderes especiais de administrar a empresa .......... ( denominação ou razão social ), estabelecida na cidade de......., na rua ............, nº ..., podendo tratar de todos os negócios concernentes à mesma; pagar e receber contas; comprar e vender as mercadorias de meu comércio, quer à vista quer a prazo; tomar saques; dar cartas de ordens; levantar e depositar dinheiro em quaisquer estabelecimentos bancários; movimentar as contas correntes detidas de titularidade do Outorgante perante os Bancos . . . . . ., Agência nº. . . . ., C/C nº . . . . . . , inclusive as contas de investimentos vinculadas, podendo para tanto: emitir e endossar cheques e ordens de pagamento, requisitar extratos de contas e talões de cheques, verificar saldos da conta corrente, efetuar depósito, retiradas e transferências de fundos (inclusive por DOC ou TED), assinar recibos e correspondências endereçadas ao referido Banco, solicitar, retirar e utilizar o cartão eletrônico do Banco, realizar aplicações financeiras e pagamentos; efetuar recebimentos de quaisquer quantias em repartições públicas; inclusive o de receber vales postais ou quaisquer outros valores nas repartições do Correio; aceitar, sacar, endossar e avalizar letras de câmbio; emitir e endossar promissórias; emitir e endossar duplicatas e reconhecer as que forem emitidas sobre o outorgante; descontar letras, duplicatas e promissórias em estabelecimentos bancários; requerer falências; impetrar concordatas; requerer em Juízo ou fora dele, propondo ações e defendendo os interesses do outorgante; representar-me em todos os atos em que seja necessária a minha presença ou intervenção como negociante, inclusive perante magistérios, órgãos previdenciários e outras repartições públicas, federais, estaduais e municipais, requerendo o que for a bem de meus direitos; contratar e despedir empregados; constituir procuradores judiciais; outorgar-lhes poderes para representar o outorgante em Juízo, como autor ou réu, assistente ou oponente, podendo dito procurador usar de todos os poderes necessários em Direito permitidos para praticar os atos indispensáveis ao cabal desempenho de seu mandato, os quais dou como declarados, por mais especiais que sejam, inclusive os de substabelecer esta em parte ou em todo, responsabilizando-se por todos os atos praticados no cumprimento deste instrumento.

Cidade ...........de.............de 20.....

Outorgante

José Carlos Alves França
Contador
Maria Amalia Carneiro

Maria Amalia Carneiro

há 8 anos Segunda-Feira | 29 agosto 2016 | 14:53

Boa tarde, José Carlos. Obrigado por sua resposta.

Mas me ficou uma duvida, fazendo essa procuração, meu cliente ficaria sem ninguém como administrador no contrato social, que no caso é seu filho, e o mesmo está saindo da sociedade. E meu cliente no momento não pode ser o administrador por ser funcionário público.

Fazendo só essa procuração, poderia ficar sem ninguém no contrato social como administrador ?

Desde já agradeço

tacia

Tacia

Bronze DIVISÃO 5, Estagiário(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 29 agosto 2016 | 16:39

Boa Tarde,

Faz um DBE , marca a opção no evento QSA ... exclui o sócio administrador como administrador, adiciona o sócio que era administrador apenas como sócio e adiciona o funcionário como administrador, depois você faz o requerimento eletrônico na JUCEB, adiciona cláusula adicional da saída do sócio como administrador e da inclusão do novo administrador ou opta pela cláusula padrão. Fiz uma alteração dessa recentemente e não precisa alterar o cargo na ctps. . a não ser que o cliente opte.. qualquer duvida estou a disposição

Maria Amalia Carneiro

Maria Amalia Carneiro

há 8 anos Segunda-Feira | 29 agosto 2016 | 16:53

Boa tarde.

Muito obrigado pelas respostas.

Mesmo alterando em contrato social o funcionário para administrador-nao sócio, tenho que fazer esse requerimento na junta?

E é preciso colocar uma cláusula na alteração que a empresa admite não-socio como administrador, ou é só alterar colocando o funcionário como administrador?

E pensava que teria que alterar sua função na ctps.

Agradeço pela ajuda de vocês. Muito obrigado.

tacia

Tacia

Bronze DIVISÃO 5, Estagiário(a)
há 8 anos Terça-Feira | 30 agosto 2016 | 14:01

Sim a alteração no contrato social se faz com o requerimento de alteração na JUCEB.
DBE na Receita Federal, em seguida o requerimento na JUCEB. Vá seguindo passo a passo que você vai se encontrar e vai entender rs . Amanhã posso te passar um exemplo do que eu fiz, quer? me mande seu e-mail ..

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.