x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 6

acessos 5.813

Razão Social de Empresário Individual

Kátia Alves Kirsten

Kátia Alves Kirsten

Prata DIVISÃO 1
há 7 anos Sexta-Feira | 9 setembro 2016 | 13:40

Bom dia, amigos!!

Meu marido se tornará PJ (empresário individual) e gostaria de saber se posso colocar a seguinte razão social no requerimento da JUCESP: J S Maia Assessoria Empresarial-ME.

Estou abreviando o primeiro e segundo nome dele, deixando o último sobrenome e acrescentando este "assessoria empresarial", uma vez que os CNAES do CNPJ serão:

CNAE 82.11-3-00 – Serviços combinados de escritório e apoio administrativos; e CNAE 85.99-6-04 - Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial.

Conto com a ajuda de vcs!!

Obrigada!!

Kátia.

Kátia
JUCA RIBEIRO

Juca Ribeiro

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 9 setembro 2016 | 13:48

Boa Tarde,

Se JS compõem os primeiros nomes que constam no RG e o Maia também, pode sim utilizar. faça a pesquisa de nome para saber se não há nome igual!

Atenciosamente

Juca Ribeiro
Adm

"Quando vires um homem bom, tenta imitá-lo; quando vires um homem mau, examina-te a ti mesmo"
Confúcio
Kátia Alves Kirsten

Kátia Alves Kirsten

Prata DIVISÃO 1
há 7 anos Sexta-Feira | 9 setembro 2016 | 13:58

Sim, como exemplo seria José Santos Maia. O que fiquei mesmo na dúvida é se eu poderia acrescentar o Assessoria Empresarial no final...
Obrigada por responder.

Kátia
Marcos Braga

Marcos Braga

Ouro DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 7 anos Quinta-Feira | 15 setembro 2016 | 09:12

Bom dia.

Complementando a resposta, já vi alguns postos da Junta (no interior) indeferirem nome de empresário individual que mencione duas ou mais designações, como foi citado por vocês (Assessoria empresarial). Eles alegaram que para empresário poderia mencionar somente uma designação após o sobrenome (Ex: J S Maia Assessoria - ME).
Já disseram até que deveríamos mencionar no nome empresarial alguma palavra que estivesse exatamente descrita no objeto social. No seu caso, eles poderiam dar exigência caso as palavras ASSESSORIA EMPRESARIAL não estejam explicitamente descritas no objeto.
Mas creio que isso varia de um para outro funcionário e posto da JUCESP, pois sempre consulto alguns nomes no site da Junta antes de formular algum documento, para verificar como estão sendo registrados os atos. E existem várias empresas individuais com duas ou mais designações, além de nomes empresariais sem as palavras finais estarem no objeto.
Resumindo, pra mim é questão de sorte ou azar, pois não há uma regra geral entre todos os postos da JUCESP.
Tente protocolar e veja o que dá. Depois nos conte se foi deferido ou não, para termos uma ideia de como seu processo foi tratado.

Att.

Att.

Marcos Braga
Marcos Braga

Marcos Braga

Ouro DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 7 anos Segunda-Feira | 19 setembro 2016 | 13:23

Kátia Alves Kirsten.

Isso só comprova que cada posto da Junta tem uma política, ou seja, sem padrão nenhum. No meu caso tive que cumprir três exigências por causa do formato do nome, me deu uma dor de cabeça danada.
Depois do que aconteceu, paramos de enviar processo pro nosso posto mais próximo, e começamos a enviar pra capital, na Barra Funda, onde o pessoal é bem mais brando quanto a determinados posicionamentos, quando comparados com alguns postos do interior.

Mas ainda bem que você conseguiu. E obrigado pelo retorno a respeito do fato.

Att.

Att.

Marcos Braga

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.