x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 354

Certificado digital

LUIS CARLOS

Luis Carlos

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 13 setembro 2016 | 10:54

Olá amigos,

Estou alterando o Contrato social da empresa com a entrada de um sócio. Na JUCESP já está tudo certo, mas na Receita Federal disseram que é necessário o Certificado Digital da empresa.
Minha dúvida é:
Qual tipo de certificado eu devo tirar? Este certificado serve para todas as obrigações em que for exigido? Para emitir NFe. também será exigido?

Grato pela atenção. Cordiais saudações.


Luis Carlos Zati

Marjory

Marjory

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 13 setembro 2016 | 11:03

Luis Carlos Zati,

O certificado digital é o mesmo, pode ser utilizado para diversas necessidades, inclusive NF-e.
O tipo de Certificado vai do que é preciso pra você, o que é mais vantajoso... tem o arquivo (que é valido por um ano), cartão (por 1 ano ou 3 anos, dependendo do que for escolhido) e pelo token (que não tenho certeza, mas acredito que apenas 3 anos).
Para emissão de NF-e é necessário o Certificado, ainda é possível fazer nota avulsa gratuitamente até final do ano, depois o sistema vai ser tirado fora do ar e só será possível com o certificado.

O mais recomendado é procurar um Cartório ou uma Contabilidade que faça a emissão dos Certificados, eles vão saber te orientar certinho sobre valores e apresentar os modelos, para que seja escolhido o mais adequado a empresa.

Na Receita eles estão EXIGINDO o Certificado, ou apenas te dando a opção de assinatura digital?
Pois pelo sistema da Coleta Web, você pode escolher se prefere assinatura digital ou apenas transmitir e depois colher a assinatura regular do empresário (ou sócio administrador).

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.