x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 21.129

Registro troca de acionistas S/A Fechada

RODRIGO SILVA MOREIRA NUNES

Rodrigo Silva Moreira Nunes

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 14 setembro 2016 | 09:59

Olá amigos,

Tenho uma duvida sobre empresa sociedade anonima, de capital fechado, cujo os atuais acionista PF estão transferindo suas ações para outros acionistas, no caso PJ. Como registrar esta troca de acionistas para S/A Fechada ? Só precisa registrar no livro de transferência de ações nominativas e registrar os novos acionistas e suas participações no livro de registro de ações nominativas ? ambos os livros já estão autenticados pela JUCEMG, preciso leva-los apos preenchido as alterações de sócios na JUCEMG para nova autenticação? Deve haver uma AGE a ser registrada na JUCEMG informando esta troca de acionistas? Deve haver um DBE ? Grato desde já pela atenção !

Rodrigo S M Nunes
Administrador / Contador
31 8468-0643
" A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original "
Nadia Moreira

Nadia Moreira

Bronze DIVISÃO 4, Analista
há 8 anos Quarta-Feira | 14 setembro 2016 | 17:30

Boa tarde Rodrigo,

Estou fazendo o registro da Ata de transferência de quotas de uma S.A. fechada de acionistas pessoa física para outros acionistas Pessoa física , para tanto, agendei atendimento na Receita Federal para tirar dúvidas.
A orientação foi de registrar sem o DBE pois essa informação (transferência de ações) era de interesse apenas dos acionistas não devendo ser informado para a Receita Federal.

Fui então até a Junta Comercial que confirmou que não haveria sequer a necessidade de registrar essa Ata, que poderia constar apenas no livro de Ata , porém se fosse de interesse da Sociedade deveria ser registrada utilizando o Evento 21 informando que não há Viabilidade ou DBE, escolher AGE se for Assembleia Extraordinária, ou AGO se for ordinária.

A Ata deve ser salva ano arquivo PDF A e enviada ou registrada de maneira manual (observado o prazo de aceite do processo manual na JUCEMG)
Apenas o presidente e o advogado assinam (com ou sem certificado a depender do processo , manual ou digital).
Gerar o documento foi simples, estou aguardando o pagamento da taxa para enviar á JUCEMG.
O processo conforme descrito pelo analista é bem simples , a taxa ficou em torno de R$ 427,41.

Daiana Minelli

Daiana Minelli

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Administrativo
há 7 anos Quinta-Feira | 17 novembro 2016 | 09:23

Olá amigos,

Estou a pouco tempo trabalhando no societário e tenho pouquíssimo conhecimento em Sociedade anônima, portanto estou algumas duvidas sobre empresa sociedade anônima, de capital fechado, tenho um cliente no qual os acionistas são três casais casados em Comunhão universal de bens, por isso foi aberto uma SA de capital fechado.

Os acionistas em questão querem transformar a SA em LTDA, como devo fazer essa transformação? Devo primeiro fazer a saída de alguns acionistas já que são casados em Comunhão universal de bens, faço isso através de Ata? Ou somente através do registro no livro de transferência de ações nominativas?

Depois da saída dos sócios, será necessária alguma publicação?

De que forma devo proceder com a transformação? Para a transformação em questão, será necessária alguma publicação?

Agradeço desde já atenção!

Daiana.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.