x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 372

baixa de empresa inativa

joao luiz dos santos

Joao Luiz dos Santos

Iniciante DIVISÃO 2, Supervisor(a) Produção
há 8 anos Quarta-Feira | 21 setembro 2016 | 17:12

boa tarde
sempre trabalhei de carteira assinada, porem desde 2003 quando minha esposa abriu uma me ela solicitou que eu fosse associado como socio da empresa para que a mesma fosse aberta. ela exerceu atividade com essa empresa mesmo sem minha participação pois no contrato eu apenas figurava com 1% de participação. porem em 2004 ela encerrou essa atividade de comercio e passou a trabalhar de carteira assinada. nunca deu baixa na empresa mais tinha que declarar imposto todo ano.
em 2005 por fatalidade ela acabou por falecer e eu fiquei sendo obrigado a fazer as declarações que ate então so fui saber pela ajuda de um amigo contador e levantou as dividas e acabei tendo que pagar as declarações que não haviam sido feitas. eles as fez eu me pediu para que nao deixasse de fazer nos anos seguintes.
depois de alguns anos +/- em 2010 não fui mais obrigado a fazer, fazendo apenas a declaração normal de pessoa fisica.
eu trabalhava em uma empresa havia 20 anos, e pela "crise" em 2015 acabei por ser demitido.
ao dar entrada no seguro desemprego nao pude receber os beneficios pois meu cpf estava vinculado a essa empresa na qual descrevi acima que caracterizava renda ou ganho de capital. .nao entendi muito não por isso vim aqui.
a orientação era que eu teria que dar baixa nessa empresa, porem nao sei como proceder e nem sei se e de graça. como recebi um boa quantia, nao liguei muito e resolvi adiar esse procedimento de busca da baixa. so que estou trabalhando numa nova empresa a cinco meses e ja estou vendo que terei novamente o mesmo problema caso eu seja dispensado das minhas atividades.
a pergunta é: como posso dar baixa nessa empresa, onde vou primeiro, falo com quem, que documentos sao necessÁrios, como saber se existem dividas para ela, etc..por favor me ajudem.
obrigado e um forte abraço,
joao luiz

Thiago Alcântara

Thiago Alcântara

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 8 anos Quarta-Feira | 21 setembro 2016 | 17:38

Boa tarde.

Aconselho ir em um escritório de contabilidade de alguém de sua confiança, sempre tem pelo menos um funcionario responsável por estes serviços de baixa e abertura.

A propósito, de que cidade você é?

Att. Thiago Alcântara

Att. Thiago Alcântara
Aux. Escrita Fiscal & T.I.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.