x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 6

acessos 3.942

Igreja filial sem CNPJ

REINALDO DOS REIS

Reinaldo dos Reis

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 27 setembro 2016 | 14:15

Boa tarde

Colegas, tenho um cliente que possui uma igreja evangélica que no caso pretende abrir uma outra igreja (filial), ai expliquei todos os tramites que tem que ser feito até ai tudo bem só que ele me questionou que uma outra igreja tem varias filias mais não possui CNPJ essas "filiais" apenas doam 20% de sua arrecadação para a "matriz" ou seja possuem o nome da igreja principal mais não pertence a ela.
Ao meu modo de pensar parece trabalhar no mesmo estilo de uma franquia, ai queria saber se existe alguma forma da igreja ter varias filiais mais não possuir vinculo, ou seja as outras só iram usar o nome da igreja principal ?

Desde já agradeço.

Reinaldo dos Reis
Decio Pereira Bebiano

Decio Pereira Bebiano

Ouro DIVISÃO 2, Encarregado(a) Fiscal
há 8 anos Terça-Feira | 27 setembro 2016 | 14:18

Reinaldo dos Reis ,

Entendo não ser este o correto!

Se existe um estabelecimento, este é ligado a outro, e portanto, deve ser uma "filial" (no caso, provavelmente ele deve chamar as mesmas de congregações")

Um grande abraço

REINALDO DOS REIS

Reinaldo dos Reis

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 27 setembro 2016 | 14:28

Ok mais no caso então as "filiais" serão conhecidas como congregações e não precisaram abrir um CNPJ para cada uma delas apenas alvará ?

Reinaldo dos Reis
Decio Pereira Bebiano

Decio Pereira Bebiano

Ouro DIVISÃO 2, Encarregado(a) Fiscal
há 8 anos Terça-Feira | 27 setembro 2016 | 14:52

Reinaldo dos Reis ,

Entendo que não (citei congregações pois é assim que o pessoal chama internamente essas "filiais).

Mas deve-se haver uma ata indicando que esta se abrindo as "filiais" nos locais x, y e z (e sua consequente inscrição no CNPJ e na Prefeitura local).

Qualquer duvida adicional volte a postar!

Um grande abraço

REINALDO DOS REIS

Reinaldo dos Reis

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 27 setembro 2016 | 15:08

Ok Decio foi desta forma que passei para meu cliente pois não vejo logica uma filial sem CNPJ estará irregular, no que percebi que ele não quer a responsabilidade de todas as filiais para ele apenas a matriz, no caso vou dar a ideia dele abrir um CNPJ para cada igreja e um documento onde cada uma delas poderá utilizar o nome da principal o que você acha.

Desde já agradeço sua ajuda Decio.

Reinaldo dos Reis
Decio Pereira Bebiano

Decio Pereira Bebiano

Ouro DIVISÃO 2, Encarregado(a) Fiscal
há 8 anos Terça-Feira | 27 setembro 2016 | 15:25

Reinaldo dos Reis ,

Sinceramento??? Discordo!!!

Digo isto até pelo fato de participar de uma (mas não estou colocando a questão religiosa no tópico), mas analisemos:

O Pastor Presidente da minha igreja, o qual consta como responsável perante o CNPJ, TAMBÉM é o responsável (de forma indireta), por tudo que ocorre em todas as Regionais, Setoriais e Congregações (estes são os títulos que as igrejas carregam, conforme o porte de cada uma) que contenham a denominação da Igreja Principal.

Fazer desta forma não seria o correto, entretanto, para você, de forma profissional, seria talvez até mais interessante pra você (são mais abertura, além de mais mensalidades), mas, volto a dizer, não seria o correto!

Qualquer duvida adicional volte a postar!

Um grande abraço

REINALDO DOS REIS

Reinaldo dos Reis

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 27 setembro 2016 | 16:21

Sim concordo com você, e não vejo pelo lado de aberturas... mais sim pela excelência do serviço que temos que prestar para que assim a profissão seja mais valorizada, como não existi outra forma de solucionar o problema vai ter que ser desta forma (padrão) ou não vou poder fazer mais nada.
Agradeço Decio.

Reinaldo dos Reis

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.