x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 512

Encerramento de empresa

Hudson Ferreira da Cruz Souza

Hudson Ferreira da Cruz Souza

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 7 anos Terça-Feira | 4 outubro 2016 | 11:52

Bom dia !

Fui incumbido de encerrar 3 empresas.
Sei como funciona, mas nunca fiz.

Estava lendo neste link ( ENCERRAMENTO DE EMPRESAS ) e haviam coisas que eu já sabia no caso, a esfera Federal verifica impostos como PIS, COFINS, CSLL e IRPJ; verifica também se estão em dia as obrigações acessórias (envios de arquivo GFIP e declarações: DCTF, DIRF, DACON, DIPJ) e têm que estar com o certificados de Regularidade em mãos CND e CRF.

Mas como eu elaboro o Distrato Social e levando esses documentos eles arquivam na Junta Comercial ?

Minha empresa é de comércio, sendo assim, não têm dívidas na Prefeitura correto ? Mas mesmo assim, tenho que dar baixa não é ?
A única dívida que talvez possa possuir é de IPTU no nome da empresa.

Na esfera Estadual é só eu pagar a baixa de inscrição estadual e fazer o DOCAD de baixa correto ?
Têm como eu consultar se possuo alguma dívida de ICMS (que eu saiba que é o único que o estado aufere) que não tenha pago ?


Mas como baixo na Esfera Federal ? Qual programa eu utilizo e tenho que pagar alguma taxa ?

Empresa do Rio de Janeiro, se encontra no Lucro Presumido.

No aguardo,
Att Hudson Ferreira

Será que consigo fazer isso tudo até Dezembro ?

Obs1*: Esqueci de informar, mas a empresa está cheia de dívidas fiscais e previdenciárias, só não está na dívida ativa ainda ...
Eu fazendo o parcelamento desta empresa, posso dar prosseguimento ao fechamento/encerramento da empresa não é ?
Pois as dívidas de uma forma ou outra iriam para o CPF do responsável, pois ele é único sócio no caso.

Marcelo de Sousa

Marcelo de Sousa

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 4 outubro 2016 | 12:01

Boa tarde,

Não é mais exigido as CNDs para baixa de uma empresa.
Em caso de dívidas tributárias todas vão para o CPF dos sócios
Os procedimentos de baixa foram simplificados e agora é tudo integrado. Junta e Receita Federal.
Receita Estadual e Alvará dependem de cada Estado e Município.
O Distrato pode seguir esse modelo:
drei.smpe.gov.br

Atenciosamente,

Marcelo de Sousa

"Enquanto houver vontade de lutar haverá esperança de vencer"
Santo Agostinho
Hudson Ferreira da Cruz Souza

Hudson Ferreira da Cruz Souza

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 7 anos Terça-Feira | 4 outubro 2016 | 12:08

Quando a Receita Estadual é só eu pedir baixa no Estado ?
Pagando o DARJ de - Baixa de Inscrição do ICMS - ?

O Alvará com a prefeitura eu vou tirar dúvidas de como conseguir lá.

Os documento mesmo assim eu aprensento na Junta Comercial né ? Junto com o Distrato né ?
Distrato + Alvará de Baixa + Espelho da Inscrição Estadual (Têm que levar ?) na Junta comercial ?

Como faço para dar baixa pela Receita ?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.