x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 335

Souza

Souza

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 7 anos Quinta-Feira | 13 outubro 2016 | 15:13

Boa tarde,
Gostaria de abrir uma franquia aqui na Bahia onde a matriz é em Manaus mais nunca constituir uma, já fiz abertura de filial.
Abertura de franquia é igual a filial?

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 17 outubro 2016 | 07:38

Souza.

Boa tarde,
Gostaria de abrir uma franquia aqui na Bahia onde a matriz é em Manaus mais nunca constituir uma, já fiz abertura de filial.
Abertura de franquia é igual a filial?

Estimad@,

A principio vamos entender um pouco sobre:

FRANQUIA - nada mais é do que um meio prático de comercialização e distribuição BENS e/ou SERVIÇOS, pelo qual o franqueador tem a oportunidade de expandir o seu negócio a baixo custo. [Franqueador = mentor do negócio];

FRANQUEADOR - elemento fundamental na criação do negócio e responsável pela sua expansão, nada mais é o empresário que, visando expandir o seu negócio idealiza/cria/formata e fomenta e, propõe um formato de empreendimento para o investidor [Franqueado] que deseja ser dono de seu próprio negócio. Neste formato estão disponíveis ao franqueado a marca da empresa, a tecnologia, consultoria, produtos, bens e serviços.

FRANQUEADO - elemento que busca aquisição um negócio próprio, este por tanto tem a oportunidade de investir em um projeto de franquia, PROJETO este, existente ou na INCUBADORA. Ele deverá receber todas as informações sobre o negócio, receber técnicas de atendimento e gestão e, treinamento e, claro, saber gerir o negócio.

Neste formato de negócio, investir em uma marca já consolidada pode ser uma boa alternativa para quem quer ganhar alguns dinheiros, no entanto para projetos que ainda estão se estabilizando, pode ser arriscado.

Compete ao franqueado muita cautela quando da aquisição desses formatos de negócios, vale a pena consultar literaturas que falam sobre esse e tema e quem sabe, até conversar com alguns empresários que detêm esse tipo de negócio.

No seu caso que quer regularizar uma empresa deste formato, deverás proceder assim:

1 - no ambito meramente de formalidades, a constituição de uma empresa seguem os procedimentos normais já conhecido por voce ou seja:
1.1 - elaboração do instrumento de constituição;
1.2 - registro desse instrumento;
1.3 - demais registros em órgãos correlatos.

2 - nesse formato de negócio, voce utilizará do FRANQUEADOR:
2.1 - NOME fantasia e, mesmas atividades que ele comercializa, já que serás um franqueado;
2.2 - RAZÃO SOCIAL, será aquela escolhida pelo(s) empresário(s), pois como podes ver, nesse negocio os franqueados tem "vida própria" somente do ponto de vista de formalização da empresa.

Boa sorte nos negócios!

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.