x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 2.402

Abrindo Transportadora para caminhoneiros Autônomos - Benefí

Willian Silva Nascimento

Willian Silva Nascimento

Iniciante DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 24 outubro 2016 | 14:53

Boa Tarde a todos, meu nome é Willian.

Sou formado em contabilidade a pouco tempo, mas infelizmente não consegui oportunidade na área enquanto estava estudando e agora tenho interesse em prestar serviço contábil.

Aproveitando uma oportunidade dentro da minha casa, estou buscando informações para começar a trabalhar/aprender. Meu pai é caminhoneiro autônomo e ultimamente as Usinas/Empresas para que ele transporta estão pedindo a abertura de uma Empresa para continuar efetuando os transportes.

Informações: O caminhão dele é próprio e ele mesmo vai dirigir, faz transportes de/para todo lugar do Brasil de grãos, adubo, calcário, etc, o faturamento está entre 10 e 15 mil por mês.

As minhas dúvidas são:
1) A melhor opção seria Simples Nacional?
2) Quais os benefícios ele terá após abrir a Empresa?
3) O veículo precisa estar cadastrado em algum Órgão Público?
4) O veículo precisa mudar de placa ou ter um mínimo de placas para fazer os transportes?
5) Qual a diferença entre os Impostos que ele paga como autônomo e os Impostos que deverá ser pago mensalmente e anualmente após abrir a Empresa?
6) Após abrir a Empresa, será obrigatório ele prestar serviço pela Empresa ou poderá prestar como P.F. também?
7) Qual o tipo de NF que deverá ser emitida?
8) será necessário a emissão de CTE?
9) Referente ao IR mudará algo?

Caso tenham algo a acrescentar que não faça parte das perguntas, mas que julguem necessário para este caso por favor podem acrescentar.

Estou começando agora, portanto, se tiver alguma pergunta ignorante me perdoem.

Procurei estes assuntos em outros posts, mas não encontrei nada específico para o caso do meu Pai. Se já tem algum assunto criado, só me encaminhem por gentileza.

Desde já, agradeço a atenção de todos.


Fábio Luiz Muller

Fábio Luiz Muller

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 25 outubro 2016 | 14:02

Willian Silva Nascimento

1) A melhor opção seria Simples Nacional?

Sim, pela margem do faturamento que você expôs será melhor no simples nacional!

2) Quais os benefícios ele terá após abrir a Empresa?

Inss regular pela empresa!

3) O veículo precisa estar cadastrado em algum Órgão Público?

Sim, você deverá depois de aberta a empresa fazer o registro na ANTT (RNTRC)!

4) O veículo precisa mudar de placa ou ter um mínimo de placas para fazer os transportes?

Você deverá colocar o caminhão no nome da empresa ou fazer um contrato de arrendamento junto ao detran (veiculo aluguel), senão fizer isto não darão o registro RNTRC!

5) Qual a diferença entre os Impostos que ele paga como autônomo e os Impostos que deverá ser pago mensalmente e anualmente após abrir a Empresa?

Muitos detalhes podem mudar essa resposta mais no simples começara a pagar 6% pelo faturamento mensal!

6) Após abrir a Empresa, será obrigatório ele prestar serviço pela Empresa ou poderá prestar como P.F. também?

Não, pois o caminhao vai estar em nome da empresa ou arrendado à ela!

7) Qual o tipo de NF que deverá ser emitida?

CT-e e MDF-e

8) será necessário a emissão de CTE?

Sim

9) Referente ao IR mudará algo?

Sim, não recolherá mais no cpf e sim pela empresa junto ao inposto do simples!

Outrossim, você deverá contratar duas apolices de seguro (RCTR-C acidente e RCF-DC roubo) referente a carga transportada. Não tem nada a ver com o seguro do caminhão!

Att

Fábio Luiz Müller
Técnico em Contabilidade

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.