Boris M. Rocha
Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a) Olá pessoal,
Primeira vez aqui no Contabeis.
Estou com uma grande dúvida, e preciso resolver este assunto logo, e preciso da ajuda de vocês.
Vamos aos fatos:
Hoje, trabalho registrado CLT e pretendo abrir uma empresa para prestar serviços para minha atual contratante, além de outras atividades.
Um amigo me ofereceu seu CNPJ que está parado, pois ele tem 2, um no simples e outro no lucro real.
O CNPJ dele é de 2004, ou seja, 12 anos de existência, o que para minha atividade vai ser vantajoso.
Atualmente o CNPJ está como ME, não está no simples e tem 2 sócios, esse meu amigo e sua esposa. Segundo ele nunca houve contratações de funcionários, o que retira a possibilidade de passivo trabalhista, e também, pelo o que ele lembra, não é pendências tributárias.
Minhas dúvidas são:
1 - Como faço para checar se realmente o CNPJ não está com débitos ou ações contra ele ?
2 - Como procedo para realizar a transferência: Da propriedade do CNPJ, mudar a razão social, mudar endereço (para outra cidade) e alterar CNAEs.
3 - Quais são os contras de se adquirir uma empresa já aberta, retirando os passivos trabalhistas e tributários ?
4 - Quais são os custos estimados para realização de todo o processo citado a cima ?
Por enquanto é isto, ao decorrer das respostas é possível passar outros detalhes.
Muito obrigado !