x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 6

acessos 539

Alteração de Empresa para Simples Nacional

Alberto da Silva Cruz

Alberto da Silva Cruz

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 2 novembro 2016 | 21:22

Boa noite,

Pessoal uma pessoa abriu uma ME em 2012, porem nunca movimentou nem entregou declaração nem nada, simplesmente não fez nada só abriu, agora o mesmo veio me procurar pra saber como esta a situação da empresa dele, consultei no portal do simples e, não e optante pelo simples nacional, o que acontece e que agora ele quer optar pelo simples.

O que posso fazer? não tenho muito conhecimento nesses assuntos.

Como faço pra saber quais as declarações que vou ter que declarar para optar em Janeiro?

Tem que pagar alguma multa?

desde já agradeço.

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 3 novembro 2016 | 08:03

Alberto da Silva Cruz,

Boa noite,

Pessoal uma pessoa abriu uma ME em 2012, porem nunca movimentou nem entregou declaração nem nada, simplesmente não fez nada só abriu, agora o mesmo veio me procurar pra saber como esta a situação da empresa dele, consultei no portal do simples e, não e optante pelo simples nacional, o que acontece e que agora ele quer optar pelo simples.

O que posso fazer? não tenho muito conhecimento nesses assuntos.

Como faço pra saber quais as declarações que vou ter que declarar para optar em Janeiro?

Tem que pagar alguma multa?

desde já agradeço.

1 - deverá solicitar ao proprietário que na RFB, faça uma pesquisa de situação fiscal, assim o amigo saberá o que e quais declarações (além da DSPJ), deveriam ter sido entregue;
2 - de posse da pesquisa, promova as regularizações;
3 - feita as regularizações, promova o agendamento para migração ao SN.

Boa sorte.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis