x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 13

acessos 826

Wesley Canton

Wesley Canton

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Administrativo
há 7 anos Segunda-Feira | 7 novembro 2016 | 16:15

Boa tarde.

Recentemente alterei uma empresa na Junta Comercial, ela era LTDA e passou a ser EIRELI.
Agora quero alterar na Receita federal, estou usando os mesmos códigos que usei para a JUNTA.
No caso os códigos são:
220 - Alteração do nome empresarial
222- Enquadramento
225- Alteração da Natureza Jurídica
247 - Alteração do Capital social

Coloco como natureza jurídica o código 230-5 Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Natureza Empesaria).

Mas dá a exigência assim:

Alteração de natureza jurídica não permitida pela legislação vigente.

Como resolver....

1 - Conforme disposto na legislação comercial em vigor, a operação de transformação de tipos jurídicos só é permitida entre sociedades. Dessa maneira, o evento 225 não poderá ser praticado caso envolva os seguintes códigos de natureza jurídica: 213-5, 214-3, 220-8, 221-6, 303-4, 321-2, 401-4, 450-2 e 500-2;

2 - Compare a Natureza Jurídica constante do Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral com o ato constitutivo ou alterador, se houver;

3 - Consulte na Tabela de Natureza Jurídica e Qualificação da Pessoa Física Responsável neste sítio ou no Ajuda da FCPJ, o código da natureza jurídica;

4 - Para corrigir a natureza jurídica, compareça à unidade cadastradora de sua jurisdição munido de ato constitutivo e atos alteradores, se existirem.


Desde já agradeço.

Wesley Canton

Wesley Canton

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Administrativo
há 7 anos Terça-Feira | 8 novembro 2016 | 11:33

Bom dia Decio Pereira Bebiano.
Sou de São Paulo, assim que faço a alteração na JUNTA automaticamente altera na Receita certo?
Mas eu não preciso mandar a xerox autenticada com um novo DBE para a Receita?

Decio Pereira Bebiano

Decio Pereira Bebiano

Ouro DIVISÃO 2, Encarregado(a) Fiscal
há 7 anos Terça-Feira | 8 novembro 2016 | 11:39

Wesley Canton ,

Não!

Se já foi alterado, não tem necessidade!

Este processo é feito quando a empresa é de cartório!

Você consultou o CNPJ no site da Receita? Ele já esta com os dados corretos?

No aguardo

Um grande abraço

Ariel Nogueira Vovchenco Junior

Ariel Nogueira Vovchenco Junior

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 7 anos Terça-Feira | 8 novembro 2016 | 13:23

Wesley Canton, conforme os colegas disseram, a integração facilita bastante, pois JUCESP, Posto Fiscal e RFB trabalham em conjunto agora. Eu tenho mais sorte ainda, pois aqui em SCS o Atende Fácil integrou tudo, então você leva a documentação e já sai até mesmo com a inscrição municipal, ficando apenas para obter o Certificado de Licenciamento depois de tudo pronto.

Ariel Nogueira Vovchenco Junior

Virtude Assessoria Contábil
(11) 4238-5888
(11) 4238-9775
http://virtudecontabil.com.br/

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.