x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 7

acessos 1.015

William

William

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 11 novembro 2016 | 17:39

boa tarde senhores,

gostaria muito de esclarecer a seguinte dÚvida se alguÉm puder ajudar desde jÁ agradeÇo.

um empresÁrio que abriu uma empresa me procurou pedindo para dar baixa no cnpj dele. ao comeÇar o processo deparei com a seguinte situaÇÃo. ela a princÍpio É do mei. entrei no site do mei e processei e apareceu a seguinte mensagem " o cnpj informado não se encontra na situação de mei. caso você tenha efetuado a inscrição há poucos minutos, por favor tente mais tarde." entÃo fui lÁ no simples nacional e apareceu "situação atual

situação no simples nacional : nÃo optante pelo simples nacional

situação no simei: nÃo optante pelo simei

períodos anteriores

opções pelo simples nacional em períodos anteriores
data inicial data final detalhamento
22/12/2015 30/09/2016 excluída por comunicação obrigatória do contribuinte

períodos de opções anteriores no simei
data inicial data final detalhamento
22/12/2015 30/09/2016 desenquadrada por comunicação obrigatória do contribuinte

agendamentos (simples nacional)

agendamentos no simples nacional: não existem

eventos futuros (simples nacional)

eventos futuros no simples nacional: não existem

eventos futuros (simei)

eventos futuros no simei: não existem


alguÉm pode me dar a dica ou um passo a passo para eu poder dar baixa nesta empresa?

Roselene Alves

Roselene Alves

Prata DIVISÃO 5, Encarregado(a) Pessoal
há 7 anos Sexta-Feira | 11 novembro 2016 | 18:22

William,
boa tarde,
Voce terá que baixar na Junta Comercial do Estado ,Receita. Se tiver inscrição estadual e municipal devem ser baixadas tambem.
Ele não é e nem nunca foi MEI.
Tire uma situacao fiscal da empresa perante a RFB, para ver se tem pendencias. Você pode baixar mesmo com pendencias, as dividas ficam no cpf do sócio ou empresario individual.






x
Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 25 novembro 2016 | 15:16

Prezados,

Apenas corrigindo parte da informação divulgada pela Sra. Roselene Alves onde ela cita que

Ele não é e nem nunca foi MEI.
é possível observar através das informações divulgadas pelo Sr. William em seu questionamento inicial, que a empresa foi abrangida pelo período de 22/12/2015 30/09/2016 pela sistemática do MEI, todavia veio a comunicar vossa exclusão obrigatória.

Desta forma os procedimentos de baixa não serão sob a forma do MEI, e sim, muito provavelmente pela sistemática do Simples Nacional na forma de ME ou EPP.

Dúvidas quanto aos procedimentos podem ser encontradas em nosso banco de dados nos vários tópicos existentes sobre este tipo de assunto.

Sem mais,
Att..

"100% focado onde houver 1% de chance"
THAINA SANTOS

Thaina Santos

Prata DIVISÃO 2, Assistente Administrativo
há 7 anos Segunda-Feira | 28 novembro 2016 | 10:01

Bom dia,

Irei encerrar uma empresa que estava paralisada a algum tempo.

Nas pendências da Receita Aparece ausência de Defis/Dasn do simples.

Minha dúvida é:

Fiz as declarações zeradas, pois não houve movimento. Agora gerou a multa e o prazo de pagamento é Janeiro/2017.
Eu consigo dar baixa na empresa com as multas em aberto ? Já que o vencimento é só em Janeiro ! Ou o empresário tem que pagar já para conseguir dar baixa?

Obrigada !

Decio Pereira Bebiano

Decio Pereira Bebiano

Ouro DIVISÃO 2, Encarregado(a) Fiscal
há 7 anos Segunda-Feira | 28 novembro 2016 | 10:16

Thaina Santos ,

Pode baixar a empresa agora, sem problemas!

Alias, em casos assim, como agora é permitido, acabo por nem entregar os DAS/Defis em aberto, se for para encerrar.

Qualquer duvida adicional volte a postar!

Um grande abraço

Decio Pereira Bebiano

Decio Pereira Bebiano

Ouro DIVISÃO 2, Encarregado(a) Fiscal
há 7 anos Segunda-Feira | 28 novembro 2016 | 10:37

Thaina Santos ,

Eu procedo desta forma:

- A Receita não esta "cobrando", a obrigação está em aberto, ponto!

- Você irá fazer o cancelamento, portanto, haverá a baixa da empresa, e, "teoricamente", só haveria obrigações até a data da baixa.

- Até hoje, nunca vi a Receita cobrar entrega de Defis, portanto, baixo a empresa, e pronto.

Por enquanto deu certo, rsrsrsrs.

P..S.: Deixo o cliente TOTALMENTE ciente desta situação, se lá na frente a Receita, eventualmente, cobrar estas declarações, o mesmo estará ciente.

Qualquer duvida adicional volte a postar!

Um grande abraço

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.