x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 7

acessos 749

MEI - comprei 25.000 de mercadorias em um mesmo mes estou de

Marcelo Vanz

Marcelo Vanz

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 16 novembro 2016 | 14:51

Boa tarde !!! adquiri mercadorias como MEI dentro de um mesmo mes no valor de 25.000. POrem descobri que posso compra apenas 80% de 5.000, neste caso estou desenquadrado da MEI???

Há algum adicional que posso pagar quando das vendas e continuar na MEI!!!

"Não subestime sua capacidade de aprender, haja com determinação"
Andrei Fernandes da Costa

Andrei Fernandes da Costa

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 16 novembro 2016 | 15:44

Marcelo Vanz, quando foi feito a abertura da empresa??? Não vejo problema algum em ter uma compra especifica de 25.000,00 em um determinado mês, desde que não ultrapasse o FATURAMENTO ANUAL ou PROPORCIONAL a data de abertura...

"A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior perdoa, a inferior condena.
Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!"

Chico Xavier
Marcelo Vanz

Marcelo Vanz

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 16 novembro 2016 | 15:48

Obrigado !! Pela informação!!!

Quando declaro a MEI declaro apenas o faturamento!!! então não há problema em se comprar muito e digamos "fazer estoque". desde que eu fature o máximo para ficar enquadrado na MEI !!! correto!

"Não subestime sua capacidade de aprender, haja com determinação"
Andrei Fernandes da Costa

Andrei Fernandes da Costa

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 16 novembro 2016 | 16:47

Exato... somente o faturamento, porém a uma 'regra' que você fatura 20 a 40% a mais do que compra... a não ser que você comprove que isso ficou para estoque, não vejo problema em comprar bem mais...

Outro detalhe, você comprou esse mês 25.000,00 porém no decorrer do ano não houve compra similar..

"A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior perdoa, a inferior condena.
Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!"

Chico Xavier
Marcelo Vanz

Marcelo Vanz

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 16 novembro 2016 | 17:01

Houveram outras compras de:

Janeiro = 5.000
Fevereiro = 2.000
Março = 4.000
Abril = 4.500
Maio = 2.000
Junho = 1.000
Julho = 2.500
Agosto 3.000
Setembro = 4.000
Outubro = 25.000

Porém o faturamento ( NF de saída) mantive 5.000,00 ao mês.

Caso eu contrate 01 funcionário!!! Tenho que repassar o INSS dele e pagar o FGTS correto!!!! que não estão imbutidos na minha guia da MEI!!!

"Não subestime sua capacidade de aprender, haja com determinação"
Christina Sousa

Christina Sousa

Prata DIVISÃO 1
há 7 anos Quarta-Feira | 16 novembro 2016 | 17:04

Marcelo Vanz,


Via de regra, o limite máximo que o MEI poderá efetuar de compras de mercadorias é de até 80% (oitenta por cento) do valor bruto de suas receitas. Exemplo: se o MEI fatura o limite máximo de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) por mês ele poderá comprar até R$ 4.000,00 (quatro mil reais) por mês.

Porém, em situações específicas como a sua, no caso de uma fiscalização, basta você comprovar que sua compra foi um investimento inicial em estoque, que estará tudo certo!

Att.

Andrei Fernandes da Costa

Andrei Fernandes da Costa

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 16 novembro 2016 | 17:55

Marcelo Vanz, sobre o funcionário, é isso mesmo, será necessário gerar um SEFIP, que vai sair o valor do INSS (11% sendo, 8% do empregado e 3% do empregador embutidos em uma única guia de GPS) e o FGTS (8%).

"A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior perdoa, a inferior condena.
Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!"

Chico Xavier

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.