x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 7

acessos 7.312

Porte da empresa "ME" Receita Federal

Elismar Pereira Magalhães

Elismar Pereira Magalhães

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 24 novembro 2016 | 15:45

Olá Hugo Leonardo

Se a empresa é lucro presumido não há motivo para fazer a alteração e constar a sigla ME ou EPP uma vez que você próprio diz que ela é optante pelo LUCRO PRESUMIDO. Agora se vc pretende enquadrar ela como ME ou EPP a partir de Janeiro de 2017 é só fazer alterações posteriores na junta comercial, inclusive com enquadramento de ME ou EPP.

grato

Elismar

Nivaldo Pagotto

Nivaldo Pagotto

Prata DIVISÃO 3, Escriturário(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 24 novembro 2016 | 15:58

Hugo Leonardo, boa tarde!

Na Receita Federal não há como alterar porte de empresa. O Porte da empresa é vistoriado pela RFB através do faturamento informado nas declarações entregues. A única coisa que consiguirá alterar na RFB é a razão social, acrescentando o ME no lugar de EPP.

Att.

Nivaldo

Nivaldo Ap. Pagotto
[email protected]
HUGO LEONARDO

Hugo Leonardo

Prata DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 24 novembro 2016 | 16:17

Nivaldo,
Boa tarde.

Ao elaborar o FCPJ, o sistema tem 03 (três) opções (Demais, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte), nesse caso ao marcar " Microempresa", o fcpj não será deferido pelo fato da RFB estar verificando a receita da empresa?
Caso a empresa em relação ao faturamento esteja dentro do porte de "ME", terá como, certo?

No aguardo.

Hugo Leonardo
Técnico Contabilidade
[email protected]
Tel:(21) 9701-05226
Tel:(21)2696-8973
Nivaldo Pagotto

Nivaldo Pagotto

Prata DIVISÃO 3, Escriturário(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 24 novembro 2016 | 16:36

Hugo Leonardo ;

Olha, acredito que o sistema do governo federal não avalia isto, pois se está no lucro presumido não vai fazer diferença se é micro ou epp. Se for do Simples, piorou, pois pode ser simples num mês, epp no mês seguinte e me daí a 3 meses novamente. Se você quer mudar para ME, marca ME e espera a receita dar o parecer, mas até hoje nunca tive um problema por causa desta opção.

Depois que enviar o formulário on-line, só aguardar a critica do DBE.


Att
Nivaldo

Nivaldo Ap. Pagotto
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.